como engajar eleitores

É cada vez mais comum vermos nos noticiários matérias falando que os brasileiros estão desacreditados dos partidos e políticos que comandam o país. No entanto, apesar desse descrédito, os cidadãos têm se mobilizado cada vez mais em relação às questões políticas e sociais.

Esse cenário abre portas para o político que deseja ser reconhecido e ficar à frente da disputa eleitoral. Mas, para isso, é preciso saber como engajar eleitores.

Nos tópicos a seguir, apresentaremos algumas das melhores estratégias para o planejamento de engajamento de eleitores, apontando como isso pode ajudar em sua campanha. Confira!

Qual é importância do engajamento

O engajamento é uma das molas propulsoras da transformação. Em um momento em que o país vive o descrédito das instituições públicas e seus gestores, o político precisa desafiar-se diariamente para se manter como uma figura forte e despertar confiança.

É por meio do engajamento que o candidato consegue ter uma abertura maior para conhecer a fundo as necessidades da sociedade em seu entorno e tem mais propriedade para realizar debates, entendendo as causas de insatisfações dos eleitores. Além disso, ele tem mais propriedade para estruturar as propostas e estratégias de abordagem do público, conquistando-o.

Como engajar eleitores

Para garantir a eficácia no engajamento dos eleitores, é necessário seguir alguns passos, como mostraremos a seguir. Veja só:

1. Defina o seu público-alvo

É praticamente impossível que um político consiga agradar a todos os setores da sociedade. Logo, é importante definir o público de eleitores que de fato tem potencial de elegê-lo. Para ajudar, defina nichos e estude-os, entendendo exatamente o que eles anseiam, que tipo de político eles esperam, entre outros detalhes.

O candidato consegue se sair melhor a partir do momento que busca esse conhecimento. Além disso, é necessário se reciclar e manter-se sempre atualizado e atuante, o que cria no público a ideia de que você merece alcançar o poder ou permanecer nele.

2. Realize visitas estratégicas ao público

Apesar da agenda cheia que você pode ter no período eleitoral, é importante encontrar espaço no cotidiano para realizar visitas estratégicas ao público. Afinal, elas são capazes de engajar ainda mais os eleitores.

Isso pode acontecer de diferentes maneiras: desde visitas às residências até participação em eventos comunitários. Nesses momentos, você terá a oportunidade de mostrar de maneira positiva a sua imagem, além de ter a chance de explicar as suas propostas para os eleitores, esclarecendo os principais pontos da sua candidatura.

3. Utilize as mídias sociais

Segundo um anúncio feito por Mark Zuckerberg, criador do Facebook, mais de 117 milhões de brasileiros estavam ativos na rede social em 2017. O número vem crescendo, o que é uma excelente oportunidade para os políticos que desejam aumentar a interação com os eleitores.

As redes sociais são uma ótima opção para criar engajamento. Para isso, o político precisa não só apresentar conteúdo de qualidade, mas também buscar uma comunicação com o eleitor, sempre respondendo questionamentos.

4. Busque apoio em grupos

Outra dica para criar engajamento é buscar o apoio em grupos comunitários. Isso pode ser feito com a ajuda de cabos eleitorais. A ideia é que, ao se aproximar e entender as demandas de uma comunidade, por exemplo, você consiga estabelecer uma imagem positiva diante do grupo.

Por isso, busque o apoio de líderes desses grupos de potenciais eleitores e promova junto a eles discussões e debates abertos. Assim, você incentiva a participação dos eleitores e eles têm a possibilidade de conhecer melhor o ambiente político no qual estão inseridos.

Saber como engajar eleitores é um desafio na atualidade. No entanto, com a ajuda das estratégias certas, é possível realizar a tarefa e ainda conseguir o tão esperado destaque frente aos opositores.

Quer descobrir mais dicas de engajamento? Baixe o nosso e-book sobre o assunto! Nele, explicamos como engajar eleitores online e offline, o que não deve ser feito e muito mais!


O-guia-básico-de-divulgação-para-candidatos-políticos-banner-horizontal (santinho político)

Deixe seu comentário
Comentários desabilitados.