campanha de reeleição

Preparar uma campanha de reeleição é tão trabalhoso quanto concorrer ao pleito pela primeira vez. Além de criar estratégias para fidelizar quem já votou em você, é preciso correr atrás de novos eleitores, divulgar as ações feitas durante o mandato, etc.

A boa notícia é que a vitória depende, basicamente, de você. Investindo em um atendimento eficiente no gabinete e estando presente na vida dos eleitores, as chances de sucesso aumentam significativamente. Entretanto, é preciso começar a trabalhar já!

Pensando nisso, separamos 4 dicas para quem deseja se reeleger. Confira!

1. Esteja presente nas regiões que elegeram você

É comum que, durante a campanha, os candidatos foquem as suas ações em regiões específicas. Como consequência, também é corriqueiro ganhar mais votos nesses locais. Se você deseja se reeleger, é fundamental mostrar-se presente durante o mandato. Visite a região, converse com os moradores e pergunte quais são as suas dificuldades.

No entanto, atenção: de nada adianta aparecer só na época da campanha eleitoral. Esse hábito, infelizmente comum entre os candidatos, só faz com que os eleitores desconfiem da honestidade e sinceridade dos políticos. Portanto, invista em visitas periódicas, firmes parcerias com líderes locais e realmente trabalhe em prol daquela comunidade.

2. Divulgue as suas ações

Está trabalhando a favor de uma causa? Seu plano de governo está sendo cumprido? Ótimo, você está no caminho certo! Mas as pessoas precisam saber disso.

Por isso, invista em estratégias para divulgar as atividades que você desenvolve no seu gabinete. Uma ótima forma de fazer isso é enviando um e-mail para uma rede de contatos.

Além do e-mail, o SMS e o WhatsApp podem ser excelentes canais de comunicação — desde que sejam utilizados da forma correta.

3. Aproveite o que as redes sociais têm para oferecer

Atualmente, a maioria das pessoas tem um perfil nas principais redes sociais. Só o Facebook, por exemplo, contém cerca de 45% da população brasileira presente durante os meses. Diante desse cenário, é essencial aproveitar o poder das redes para fidelizar os eleitores e atrair novos apoiadores para o candidato.

No entanto, a utilização desses canais de comunicação exigem algumas estratégias. Primeiramente, é necessário descobrir aonde se concentra as atividades dos seus eleitores (Facebook, Instagram, Twitter, etc.).

Feito isso, é fundamental criar um cronograma de postagens detalhado, organizado e atraente ao público. Contudo, mais uma vez destacamos que a presença do candidato nos meios digitais deve ser contínua, ou seja, não deve ser limitada à campanha.

4. Invista em um bom atendimento

Sem dúvidas, o seu mandato será a peça-chave da sua reeleição. Se ele for organizado, participativo, transparente e eficiente, as chances de vitória são praticamente certas.

Além de trabalhar a favor de uma causa, um mandato eficiente é aquele que dispõe de um bom atendimento dentro do gabinete. Nesse sentido, separamos algumas boas práticas que todo parlamentar deve adotar. Confira:

  • Atenda bem todas as pessoas e certifique-se de que as suas solicitações foram cadastradas e encaminhas para o setor apropriado. Assim, você consegue dar um feedback ao eleitor quando uma demanda for cumprida;
  • Esteja preparado para os pedidos inusitados. Treine a sua equipe para negar educadamente certas solicitações, como pedidos de dinheiro;
  • Invista em um software para organização do gabinete. A tecnologia possibilita controlar os pedidos da população, enviar mensagens automáticas aos eleitores, armazenar documentos importantes, etc.

Seguindo as nossas dicas, a sua campanha de reeleição tem tudo para ser um sucesso! Sempre tenha em mente que o trabalho deve ser contínuo e começar bem antes do pleito.

Deseja receber outras dicas como essa? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outras novidades para ser um político vencedor!


Deixe seu comentário
Comentários desabilitados.