4 dicas de fotografia para campanha política

A fotografia para campanha política é um dos itens mais importantes para qualquer candidato. Assim como seus discursos e suas propostas, as imagens utilizadas durante a campanha também podem ajudar a formar a opinião do eleitor.

Afinal, muitas vezes a fotografia do “santinho” é o primeiro contato que um eleitor terá com o candidato e, como dizem, a primeira impressão é a que fica. Por isso, é muito importante fazer fotos de boa qualidade, que estejam dentro do contexto e que representem a sua identidade.

Qualquer fotografia nos gera algum tipo de sensação, de sentimento, seja ele perceptível ou não. Por isso, não basta apenas apertar o botão para tirar a foto. É necessário um conhecimento muito mais específico do que se está fazendo, já que essa não é uma simples foto para um álbum de família ou para um perfil em uma rede social.

Na fotografia para campanha política a técnica mais usada é a de retrato, por representar a personalidade de quem é fotografado, além de focar no que é mais importante, que é o rosto do candidato.

Como em uma campanha política é preciso passar algum tipo de mensagem para o público e a fotografia é uma das formas mais utilizadas para isso, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a passar uma excelente imagem para seus eleitores. Veja só:

1. Escolha o ângulo certo para a foto

Se a intenção for passar confiança e intimidade aos eleitores, o político deve olhar para a o meio da lente da câmera. Esta atitude fará com que, na fotografia, pareça que o candidato está olhando nos olhos do eleitor, passando um sentimento de proximidade.

O “olho no olho” passa muito mais confiança para quem está dialogando ou mesmo vendo uma fotografia. Se na foto o candidato não olha para a lente da câmera, isso vai dar a impressão de que ele está desviando o olhar, como se quisesse fugir de alguma coisa.

Porém, se o político quiser passar uma imagem de competência, ou até mesmo de um visionário, ele deve olhar para o horizonte.

Esta próxima dica é para quem quer passar a imagem de soberano e mostrar um perfil de liderança. Para passar esse sentimento ao eleitor, a foto deve ser tirada de um ângulo baixo, o contra-plongée (de baixo para cima), e o fotografado deve olhar também para o horizonte.

Isso fará com que o candidato pareça maior e mais imponente, como se estivesse em um nível acima de quem o vê. Esse ângulo passa um ar de superioridade e liderança.

2. Pense nas cores predominantes

Assim como a fotografia, as cores também nos transmitem algum tipo de sentimento. Por isso, é importante pensar nesses sentimentos na hora de escolher as cores predominantes das fotos de sua campanha, especialmente nas roupas.

É claro que é preciso pensar nas cores do seu partido e também dos partidos opostos antes de escolher sua roupa e outros itens que aparecerão na imagem. O ideal é apostar em cores neutras ou que não estejam presente na identidade de nenhum partido.

Lembre-se que o logotipo de seu próprio partido provavelmente estampará as peças gráficas com a foto, por isso não é legal se vestir inteiro com as mesmas cores, pois o resultado final pode acabar não ficando interessante.

Use as cores mais claras e mais discretas, pensando sempre na sensação que quer transmitir ao eleitor. O ideal é estudar um pouco sobre a psicologia das cores antes de se decidir. As cores mais indicadas são:

  • Azul Claro: Harmonia e conservadorismo;
  • Verde Claro: Crescimento, segurança e novidade;
  • Cinza: Elegância, humildade e respeito;
  • Branco: Simplicidade e honestidade

3. Invista em uma boa produção

Não pense que qualquer pessoa que tem uma câmera boa pode fazer boas fotos para sua campanha política. É importante pensar em todo o investimento feito para que tudo corra bem, e que não vale a pena jogar tudo fora por fotos ruins feitas por quem não tem experiência, apenas por ser mais barato.

Então, antes de tudo, procure bons profissionais que tenham experiência nessa área. Como há muitas especificidades, nem todo bom fotografo tem o conhecimento necessário para fazer fotografia de campanha política.

Um fotógrafo especializado nessa área, com certeza, entenderá o que é necessário para uma boa produção. É importante que a foto seja feita com um fundo branco, para que possa ser usada em qualquer peça gráfica, como panfletos, outdoors e outros.

Também é preciso testar vários enquadramentos, até encontrar o melhor. E um dos pontos mais importantes é a iluminação da foto. Se estiver clara demais, o candidato perde suas características faciais. Já se for muito escura, perde muito de sua qualidade e deixa a imagem com um ar sombrio.

4. Atenção à sua imagem pessoal

Ninguém precisa ser bonito para se tornar um candidato político, mas ser uma pessoa bem cuidada e preocupada com sua imagem é essencial. Especialmente na hora do fotografia, é preciso estar com uma boa aparência e ter atenção para não perder a credibilidade por deslizes bobos.

Fazer uma maquiagem é muito importante, seja você homem ou mulher. A maquiagem pode esconder suas imperfeições e te deixar com uma aparência mais saudável, sem olheiras e com as bochechas coradas. Isso ajuda até mesmo a não ter que recorrer tanto ao Photoshop, o que poderia deixar a fotografia muito artificial. Mas lembre-se que a maquiagem deve ser leve e natural, ok?

Além disso, o cabelo também deve estar de acordo com sua personalidade, bem cortado e bem penteado. Para os homens, o ideal é que a barba esteja feita. A roupa deve ser social, pois é assim que você trabalhará caso seja eleito.

Por fim, mas não menos importante, a pose escolhida para a foto é importantíssima! Faça uma pose que transmita confiança e mostre que você é uma pessoa séria. Nada de fazer sinais com os dedos, biquinho ou caras e bocas que você faria em uma foto para o Facebook. Mas também não é legal ficar com a cara fechada, então dê o seu sorriso mais natural.

A fotografia para campanha política é importantíssima e pode ser decisiva na hora de uma eleição. Se você gostou das dicas e acha que elas vão te ajudar, leia também: Como definir uma estratégia de campanha eleitoral.