Não cometa esse erro no Facebook durante a campanha eleitoral

Os eleitores estão cada vez mais presentes no Facebook. Essa rede se tornou uma aliada essencial para o relacionamento do candidato com o eleitorado. É comum durante a campanha vermos políticos utilizando essa mídia para divulgar santinhos virtuais para auto promoção. A prática, além de poluir visualmente a timeline do eleitor, gera alta taxa de rejeição ao político, unlikes e unfollows.

O problema dos santinhos virtuais

A divulgação constante de santinhos virtuais com apenas imagem, número e uma frase “vote em mim”  mostra amadorismo e falta de estratégia de relacionamento. Essa atitude contribui para a construção de uma imagem ruim do candidato, pois o eleitor considera apenas poluição visual. Não se deve acreditar que mandar sua imagem com seu número para o maior número de pessoas terá algum efeito positivo.

Como utilizar o Facebook

Não utilize o Facebook apenas para a auto promoção. Além de ser uma prática comum entre candidatos, não é relevante para o eleitor. Lembre-se que você está na linha do tempo dele e precisa conquistá-lo. Publicar apenas mensagens eleitoreiras é ineficaz, já que muita gente dará unfollow na sua página.

O Facebook é um ótimo local para o candidato mostrar aos eleitores por quais causas luta e como pode mudar a realidade deles. Poste conteúdos relevantes, que mostrem que você compartilha das mesmas mazelas que seu público e que possui soluções reais.

Planeje o seu relacionamento. Cada vírgula postada pode gerar cenários negativos para a imagem do candidato. É preciso estar preparado para possíveis crises e ataques. A equipe de campanha deve ter uma estratégia de relacionamento, seja para prevenir/controlar uma crise ou dar mais voz a algum usuário.

Antes de qualquer ação em uma campanha no Facebook, é preciso identificar as necessidades específicas do candidato, realizar análises constantes da imagem do político e possuir uma equipe especializada em atrair potenciais eleitores pela internet.

Como transformar seus fãs em eleitores conquistados