Eleitor satisfeito

O atendimento eficiente à população é peça fundamental em um mandato de sucesso. Fidelizar os eleitores que você já conquistou tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil.

Como já abordei no artigo “4 dicas para gerir com eficiência as solicitações da população”, nossa metodologia prevê quatro pilares para o atendimento eficiente ao cidadão: centralizar as solicitações, acompanhar cada pedido, informar o cidadão e medir os resultados. Destes, informar (ou dar um feedback) com certeza é o mais importante.

Há três formas de comunicar o andamento do pedido para o cidadão solicitante. Cada uma delas exige que você colete dados específicos ao cadastrar uma solicitação.

Por email

Dados do eleitor que você precisa: nome, email, protocolo da solicitação, histórico e resultado do pedido.

Passar um feedback para o eleitor por esse canal é muito importante, já que mantém um registro para ambos os lados (político e eleitor). A velocidade de resposta, neste caso, também é um lado positivo.

Conteúdo da mensagem: pelo email, é importante explicar com detalhes qual o resultado da solicitação e o que foi feito pelo eleitor. Mesmo que a resposta seja negativa, esse feedback por email é muito importante. Informe também dados mais específicos, como responsáveis, prazos e histórico.

Por SMS

Dados do eleitor que você precisa: nome, número do celular, protocolo da solicitação, histórico e resultado do pedido.

O SMS é um canal de rápido impacto e mensagem direta. O objetivo desse canal é simples: dar um feedback para o eleitor em 160 caracteres. Ou seja, a mensagem deve ser transmitida de forma simples e breve.

Conteúdo da mensagem: assunto da solicitação, número do protocolo e resultado do pedido.

Por telefone

Dados do eleitor que você precisa: nome, número do celular, protocolo da solicitação, histórico e resultado do pedido.

Neste canal, a conversa pode ser mais informal, até para criar um vínculo afetivo com o eleitor. A equipe do político deve estar preparada e treinada para dar esse feedback da forma mais humanizada possível.

Conteúdo da conversa: apresentação amigável e feedback sobre a solicitação.

Após o feedback por um ou mais canais, também é válida a realização de uma pesquisa de satisfação com o eleitor. Assim, a equipe de atendimento do político poderá melhorar continuamente sua eficiência.

Para conseguir atender o eleitor, é necessário um software que centralize as ações do mandato.

O nosso software, SGP, contém todas as funcionalidades necessárias para a gestão eficiente das solicitações e feedback ágil para o eleitor. Se quiser fazer uma demonstração do software, clique aqui.

eBook Atendimento à População

Deixe uma resposta

Você precisa estar logado para comentar.