Muitos sites de políticos têm esse erro. E o seu?

Na era da tecnologia e internet, um político deve investir e dar grande atenção ao seu site. Hoje a web é o principal meio de aquisição de informação e relacionamento. Portanto, sua vida pública na rede deve ser um ponto fundamental no seu pilar estratégico político.

Normalmente, muitos entendem a necessidade de possuir um site, mas pecam no foco e objetivo que ele deve possuir. A maioria dos políticos alimenta a sua página apenas com notícias sobre sua atuação. Focar apenas nesse tipo de conteúdo infla o site e provoca desinteresse logo no primeiro acesso.

O foco e o objetivo do seu site

Antes de tudo, a sua página é uma experiência visual. Se ela não for atraente e possuir o que o eleitor deseja encontrar, ele não irá querer navegar nele, nem conhecer mais sobre o político. Atenção: um bom design não foca apenas na beleza, mas na navegabilidade.

O foco do site de um político são os potenciais eleitores. Seu objetivo é captar os dados pessoais deles para expandir a sua base. São eles que você deve interessar e atrair para a sua página. Só que, para isso, é preciso possuir algo que chame a atenção deles. E não são apenas notícias.

Como deve ser sua página principal (Home)

O planejamento do seu site deve, além de ser focado no seu alvo, levar em consideração a navegabilidade, a facilidade do eleitor conseguir entrar em contato contigo e o acesso à informação. Por isso, não transforme sua página em um portal de notícias confuso. O seu visitante quer acessar o que deseja da forma mais fácil e rápida possível, com o menor números de cliques.

Algumas dicas:

  • Tenha o seu canal de notícias separado dos seus conteúdos. A página inicial do seu site deve, de imediato, dizer quem você é e possuir um menu para os seus materiais, para quem quiser conhecer sobre as bandeiras que você defende e seu conteúdo produzido.
  • Possua um formulário “fale comigo” na sua página principal para que o eleitor consiga se conectar a você.
  • Coloque na home do seu site a sua agenda pública e divulgue os seus compromissos.
  • Tenha na página inicial um campo dedicado para aqueles (pessoas físicas) que têm interesse em apoiar a sua campanha financeiramente.

Se desejar saber outras cinco coisas que o seu site deve ter, além da home, confira aqui!