Ganhar a eleição é muito bom, não é verdade? Candidato e equipe ficam com aquela sensação de dever cumprido. Mas, apesar da felicidade e realização, este já é o momento de pensar no mandato. Isso mesmo, o trabalho já começou.
O período pós-campanha é perfeito para conhecer melhor as pessoas que votaram em você e o que elas esperam do seu mandato. Além disso, você também pode conhecer gente com a mesma ideia de cidade, mas que, por um motivo ou outro, acabaram votando em um candidato diferente.
A melhor forma de captar essas informações é com uma pesquisa pós-campanha, que tem três objetivos principais:
- Captar mais informações sobre os eleitores e/ou melhorar seu banco de dados
- Saber o que essas pessoas pensam sobre a sua cidade ou bairro
- Criar possibilidades de segmentação para as pessoas (ex: pessoas que demonstraram maior preocupação com a saúde)
Para cumprir esses objetivos, o processo da pesquisa deve ser montado da seguinte maneira.
Siga esse passo a passo se venceu a eleição
1º) Monte um questionário simples no Google Forms, com os seguintes campos: nome, email, telefone, bairro, cidade, estado, áreas que precisam de mais atenção na cidade (saúde, educação, segurança etc) e um campo aberto “o que você mudaria em nossa cidade?”.
2º) Agora você precisa captar eleitores para preencher essas informações. Você pode fazer isso enviando um email para o seu banco, por telefone, em seu site ou no Facebook (dica: crie um anúncio segmentado para pessoas da sua cidade).
3º) As respostas vão automaticamente para uma planilha no Google Drive. Copie-as e vá atualizando seu cadastro no SGP. Se a pessoa já existir no banco, adicione as respostas como anotação; se ainda não tiver cadastro, aproveite para fazê-lo.
4º) Como o campo “áreas que precisam de mais atenção na cidade” tem respostas pré-determinadas, crie uma tag para cada uma delas. Adicione a respectiva tag no perfil do eleitor. Por exemplo: se ele respondeu “saúde”, adicione a tag “saúde” ao seu cadastro. Isso permitirá, posteriormente segmentar seu banco de dados e divulgar as ações do seu mandato de forma estratégica.
Para que esse trabalho funcione bem, é imprescindível que todas as respostas sejam registradas no SGP. Saber o que cada eleitor seu pensa é essencial para ter um mandato de sucesso, focado nas pessoas.
Fazer esse trabalho agora, permitirá iniciar o mandato com um conhecimento muito mais profundo sobre os seus eleitores. Essas informações serão essenciais para segmentar seus emails e SMS, atender melhor e gerenciar seu gabinete com eficiência. O SGP pode te ajudar em tudo isso. Clique aqui para fazer um teste gratuito.