O Twitter tem sido uma das principais mídias sociais utilizadas nas eleições. A falta de conhecimento, ou habilidade, de alguns políticos e candidatos leva a algumas falhas graves durante a campanha eleitoral. Excesso de propaganda pessoal, pouca interação com o público, dados desatualizados, abordagem de apenas um tema e repúdio às críticas são alguns exemplos.

Mas como atuar de forma eficaz no Twitter? Confira algumas dicas abaixo.

1) Identifique seus públicos-chave da campanha

  • Idealize suas mensagens para públicos específicos de forma criativa, deixando de lado tweets mais generalistas.

2) Identifique influenciadores

  • Descubra, por meio do monitoramento, quem são os apoiadores, detratores e veículos de imprensa;
  • Trabalhe com eles de forma diferenciada.

3) Não exagere na autopropaganda

  • Conteúdos como “vote em mim no dia 31 de outubro” incomodam bastante os usuários.

4) Gere debates

  • Converse sobre seus assuntos de campanha com os seus seguidores;
  • Defenda suas ideias para transformar sua região de atuação.

5) Saiba ouvir críticas

6) Nunca deixe ninguém falando sozinho

  • Nada mais chato do que não ter uma dúvida respondida;
  • Tente estabelecer um tempo limite de resposta.

7) Monitore continuamente

  • Antecipe reações e eventos;
  • Preveja cenários
  • Evite crises

Caso você tenha alguma dúvida sobre algum dos itens acima, é só enviá-la nos comentários.


eBook Eleições e Mídias Sociais