A produção de conteúdo é uma forma poderosa de atrair e fidelizar eleitores. Dentro dessa estratégia, o blog revela-se uma das principais ferramentas para políticos e candidatos.

Mas por que escrever em um blog? Entre as várias razões, listo três principais: ser encontrado no Google, aumentar o buzz sobre o político nas mídias sociais e desenvolver credibilidade.

Veja algumas dicas para a campanha eleitoral:

1) Descubra para quem escrever

Antes de começar, tenha em mente quem receberá aquela postagem. Algumas perguntas pertinentes:

  • Quais são as principais áreas de atuação do candidato?
  • Quais informações o meu público consome?
  • Qual a melhor linguagem para eu me comunicar com esse público?

2) Seja relevante

Suas postagens são suficientemente relevantes para o seu público? Pense em como o eleitor se comporta ao receber seu conteúdo. Se você estiver falando a língua dele e entregando um material interessante, o eleitor ficará tentado em compartilhar com os amigos.

3) Use títulos atrativos

Em um primeiro momento, o que mais chama a atenção de um leitor é o título. Com o turbilhão de informações que seus eleitores recebem diariamente, é pelo título que eles saberão se aquela publicação é relevante, ou não. Algumas estruturas de títulos que funcionam:

  • Tema + chamada curta (Ex: “Meio Ambiente: será que você está fazendo a sua parte?”)
  • Perguntas abertas (Ex: “Como contribuir com o Meio Ambiente de forma prática”)
  • Números (Ex: “10 atitudes simples que ajudam a salvar o Meio Ambiente”)
  • Provocações (Ex: “3 coisas que você faz no dia-a-dia e que acabam com o Meio Ambiente”)

4) Mantenha o blog atualizado

Quando falamos de blog, comprometimento é imprescindível. De nada adianta começar o trabalho e abandoná-lo depois de um tempo. Dica: uma postagem por semana já gera um bom número de visitantes.

5) Tenha um editor

Se houver mais de uma pessoa escrevendo para o blog, é essencial a figura do editor. Além de unificar a linguagem dos textos, ele também ficará responsável pelo acompanhamento do calendário de publicações.

 

Inbound na Campanha