Quem trabalha em gabinete sabe a quantidade de solicitações que vereadores e deputados recebem diariamente. São pedidos de podas de árvores, buracos em vias que precisam ser arrumados ou, até mesmo, uma sugestão de projeto de lei.

Muitas vezes, a maioria desses contatos acaba se perdendo por uma simples falta de organização da equipe. O que é uma pena, já que esse é um momento crucial na fidelização dos eleitores.

1) Centralize todas as solicitações em um sistema web

É comum vermos recepcionistas anotando a solicitação do cidadão em um pedaço de papel. Isso é extremamente negativo, pois muitas vezes o pedido sequer chega na mão do político. Para resolver esse problema, o ideal é usar uma ferramenta como o SGP, que permite a centralização de todos os contatos em um ambiente 100% web e seguro.

2) Acompanhe o andamento de cada solicitação

Outra grande vantagem de registrar as solicitações em um sistema web, é poder acompanhar de perto o andamento de cada pedido.

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Tela do andamento de uma solicitação no SGP.

Além disso, a possibilidade de encaminhar a solicitação para o responsável agiliza – e muito! – os processos no gabinete.

3) Informe o que está sendo feito para o cidadão

Pode ser feito tanto por email quanto por telefone ou SMS. Para isso, é importante coletar os dados do cidadão na hora do cadastro da solicitação.

4) Meça e analise os resultados sempre!

Para saber se as solicitações estão sendo atendidas ou não, é importante ficar de olho nos relatórios. Assim, você e sua equipe podem otimizar o atendimento e deixar os cidadãos cada vez mais satisfeitos.


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