Estamos no meio da campanha eleitoral. Assim como o meu feed, seu Facebook também deve estar repleto de candidatos e apoiadores em busca de voto. Mas qual é a eficiência real de uma campanha eleitoral no Facebook? O que um político precisa fazer para transformar engajamento em votos?

Antes de mais nada, vale lembrar que anúncios pagos estão proibidos, conforme já mostrei no artigo “Propaganda eleitoral na internet: normas para 2014”. Apesar disso, você pode atuar no Facebook dentro das regras da Justiça Eleitoral e com um excelente retorno.

“Santinhos digitais” não funcionam

Muitos candidatos estampam seu número em todas as publicações, por acreditarem que o mesmo deve ser fixado na cabeça do eleitor. O problema é que o público não aceita bem essa estratégia (tirando aquelas pessoas que já votam no político), o que a transforma em algo extremamente negativo. Isso é demonstrado pelo alto número de “descurtidas” na página, cancelamento de assinaturas ou mesmo por meio de reclamações dos eleitores.

O Facebook é um ótimo lugar para debates

Uma coisa sempre evidenciada pelos usuários do Facebook interessados em política, é a sua ideologia. O relacionamento com pessoas que compartilha da mesma forma de pensar que o candidato, é uma boa estratégia para conseguir potenciais eleitores. E essas pessoas devem ser o seu público-alvo. Gere debates e peça a opinião deles sobre seus temas.

Durante sua campanha eleitoral no Facebook, também é importante você ter uma estratégia definida de resposta. No artigo “Como se relacionar com os eleitores nas mídias sociais”, disponibilizei um modelo de processo que você pode usar na sua campanha.

Utilize-o também para atrair tráfego para o seu site

O Facebook também é uma ótima forma de atrair tráfego para o seu site, por meio de um link nas postagens. Consequentemente, você pode solicitar o email do seu visitante e focar em um relacionamento mais segmentado, por email marketing.

Para captar esses dados, você pode investir em uma estratégia de Inbound Marketing. Falei um pouco sobre o tema no artigo “Como conquistar emails qualificados dos eleitores certos”.

O número de likes NÃO é a métrica mais importante

Muitos candidatos se deixam levar pela vaidade, focando apenas em número de fans e likes nas publicações. Acima de tudo, é importante saber se você está conseguindo atingir pessoas que fazem parte do seu público-alvo.

Na aba “pessoas” do menu de informações da fan page, é possível conseguir diversos dados sobre o seu público, como região e idade.

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Como transformar curtidas em eleitores