João é vereador em uma grande cidade. Com uma equipe de quase 20 pessoas em seu gabinete, João nunca conseguia saber ao certo tudo o que acontecia naquele ambiente. Ele não sabia como funcionava a comunicação de seus feitos no mandato. Ele sequer sabia a quantidade de cidadãos que visitavam seu gabinete diariamente em busca de algo, pois não havia registros daquelas solicitações.

Eleitora revoltada

Por não ter registrado a solicitação da eleitora, o assessor do João teve que ouvir toda a sua reclamação.

Mesmo assim, João possuía um público fiel. E foi em uma sexta-feira, dia em que não havia plenário, que ele ouviu uma de suas eleitoras entrar em seu gabinete enfurecida “Faz anos que eu conheço o João e o apoio, e ele sequer me responde mais. Minha rua está cheia de buracos e eu não tenho mais a quem recorrer”. Já era a quinta vez que ela procurava o gabinete, mas seu pedido acabava se perdendo em pequenas anotações no papel.

Apesar de fictícia, essa pequena narrativa introdutória ilustra muito bem a realidade de diversos gabinetes do Brasil. Por uma simples falta de atualização, diversos políticos perdem a oportunidade de melhorar a eficiência do seu mandato. Se pensarmos que é durante esse período que ocorre a fidelização dos eleitores, essa mudança faz-se ainda mais necessária.

Portanto, a introdução de um software 100% web tornou-se indispensável. Veja o porquê dessa implementação:

Gestão do seu banco de dados

O banco de dados é um dos maiores patrimônios de qualquer político. Centralizá-lo em apenas um software é importante, por ser muito mais fácil de mantê-lo atualizado. Além disso, um banco de dados quente possibilita diversas ações: melhoria na comunicação, visualização geolocalizada do seu público, fácil acesso às informações de contato etc.

Controle de solicitações da população

Conforme vimos na narrativa do começo, manter o controle sobre as solicitações da população é sempre complicado. Com o SGP, você pode direcionar uma solicitação para diferentes membros da equipe e ainda acompanhar o andamento da mesma. Assim, fica muito mais fácil manter o cidadão atualizado sobre o seu pedido.

Biblioteca de documentos na nuvem

No SGP, você tem espaço de sobra para armazenar seus documentos na web. A maior vantagem desta funcionalidade é poder acessar os arquivos do gabinete de qualquer lugar. Vale lembrar que o SGP possui níveis de permissão, para que o político possa limitar quem tem acesso aos documentos.

Gestão de compromissos

Centralizar compromissos do político e da equipe é fundamental, para que não haja conflitos entre agendas. Com o SGP, além da agenda geral do político, cada usuário pode ter sua própria agenda.

Comunicação com o eleitor (email, SMS e carta)

Com o SGP, você envia e-mails e SMS para os eleitores e colaboradores. Além de poder programar a data e o horário de envio, você também pode segmentar por sexo, grupo social, região, profissão, aniversário, voto (certo, incerto ou indefinido), entre outros. Também é possível gerar etiquetas para todo o banco de dados rapidamente, utilizando os mesmos filtros.

Leia o artigo “3 formas efetivas de se comunicar com o eleitor durante o mandato” para se aprofundar mais nesse assunto.

Análises e acompanhamento de métricas

Ver o que está sendo feito e medir o desempenho é sempre muito importante. No SGP, você pode gerar relatórios personalizados de acordo com a sua necessidade.

Para conseguir aumentar a eficiência do gabinete é preciso utilizar um software que atenda a todas as demandas de um mandato.

O nosso software, SGP, contém algumas funcionalidades essenciais: gestão de pessoas, biblioteca de documentos na nuvem, controle de atendimento ao público, envio de emails e SMS segmentados, etiquetas, agenda e relatórios personalizados

Se quiser ver uma demonstração do software, clique aqui.

eBook Inbound Marketing