Já faz alguns anos que acompanho o email marketing de vários políticos. Entre erros (listei os principais aqui) e acertos, foi possível criar um passo-a-passo de como enviar uma campanha de email que realmente impacte os eleitores.

Crie conteúdo relevante e de fácil leitura

O email é uma forma muito intimista de relacionamento. Isso exige uma maior atenção do político ao seu público e como este consome determinado conteúdo. Lembre-se: você está na caixa de entrada do seu eleitor, competindo sua atenção com diversos outros emails. Logo, é essencial enviar apenas mensagens que tenham relevância para ele.

Outra ponto fundamental, é saber que o seu eleitor não lê todo o seu email de uma vez. Antes disso, ele percorre toda a mensagem rapidamente com os olhos, para saber se aquele conteúdo é relevante ou não. O segredo é inserir pontos de destaque em seu email, como tópicos, imagens ou palavras realçadas. Assim, seu eleitor vai conseguir digerir aquela mensagem rapidamente antes de fazer uma leitura mais profunda.

Monte sua mensagem em HTML

Infelizmente, ainda podemos ver diversos políticos que criam seu disparo de email em uma imagem única. A maior parte dos serviços de email bloqueia essas imagens por padrão, ocasionando problemas na leitura. Além disso, acarreta uma baixa taxa de entrega.

Construa sua mensagem em HTML, intercalando textos, imagens e links. No envio de emails do SGP, possibilitamos a construção de campanhas nesse formato, disponibilizando ainda alguns templates e dicas de um consultor especializado. Você pode pedir uma demonstração clicando aqui.

Pense no leitor mobile

Grande parte dos seus eleitores acessam seus emails pelo celular. Construa sua mensagem de forma responsiva, para que se adeque a vários dispositivos.

Personalize e segmente

Como já citado no passo #01, o email é um canal de comunicação muito íntimo com o eleitor. Lembre-se: a concorrência com outras mensagens é grande, então o disparo do seu político precisa se destacar.

A melhor forma de conseguir atenção do eleitor é segmentar suas campanhas de acordo com seus diversos públicos. Além disso, a personalização da mensagem é essencial. Ao fazer um disparo com o SGP, o político pode chamar cada eleitor pelo nome, além da possibilidade de usar mais de 30 outras variáveis.

Teste e otimize SEMPRE

Nunca deixe de testar suas campanhas e otimizá-las de acordo com seus resultados. O bom email marketing é dinâmico e ajustável, sempre em busca de melhores resultados. Acompanhe métricas como taxa de entrega, abertura e cliques para isso.

No webinar “Email Marketing para políticos” eu falo mais a fundo sobre esse assunto. Clique aqui para assistir.

Relembrando:

Passo a passo de uma campanha de email

Gostou do conteúdo? Então inscreva-se em nossa newsletter receba mais artigos como este em seu email gratuitamente.

 

emails-que-os-eleitores-amam