É comum assessores e políticos terem uma grande preocupação com seu banco de dados. É um dos maiores patrimônios do gabinete, pois contém dados valiosos sobre eleitores que são fundamentais para o sucesso de um governo. Portanto, há uma necessidade de tratar essas informações de forma segura e privada, para que não sejam divulgadas ou acessadas por pessoas não autorizadas. Pensando nisso, buscamos a forma mais segura de gerir e guardar dados importantes, levando em conta a praticidade e a necessidade de integrar o acesso por todos os funcionários de um gabinete.

O banco de dados na nuvem

O armazenamento de dados na nuvem significa hospedar informações em servidores remotos, que são acessadas pela internet. Algumas pessoas não confiam em colocar dados importantes na nuvem, por medo de terem sua privacidade violada. Entretanto, essa é a forma mais segura e prática de armazenar informações. Veja alguns motivos:

Centralização dos dados

Uma queixa comum de políticos é que muitos dados são perdidos no meio da desorganização de um gabinete, por causa da descentralização do banco de dados. A nuvem permite que todos os funcionários autorizados, dentro ou fora do gabinete, consigam cadastrar ou editar dados, a partir de qualquer computador ou celular com acesso à internet. Isso acontece de forma sincronizada, o que permite que a secretária consiga adicionar dados de um eleitor no sistema, ao mesmo tempo que o assessor adiciona informações de outro eleitorado em uma visita a um bairro.

Espaço para guardar dados

Consegue imaginar ter de apagar dados de eleitores para cadastrar outros por falta de espaço? A hospedagem de dados na nuvem descarta a necessidade de ter um servidor local com essa finalidade, possibilitando uma maior autonomia.

Backup criptografados diários

Imagine o que fazer se um funcionário apaga um contato importante ou se um dos computadores do gabinete queima. É necessário estar prevenido e manter uma cópia segura dessas informações. Isso é possível através de backups criptografados diariamente na nuvem, a fim de manter e restaurar a integridade dos dados, caso algo inesperado aconteça. Assim, fica fácil repor ao banco de dados alguma informação perdida ou alterada.

Segurança

Dados sobre eleitores é um diferencial, uma vantagem que coloca o político a frente de seus adversários. Portanto, devem criptografados na nuvem, com acesso por meio de uma autenticação (usuário e senha), com a possibilidade de uma auditoria para saber quem acessou o banco de dados, quando necessário.

Integridade

Quando é utilizado um “sisteminha” desenvolvido sob medida para o político, a eficiência do mandato é limitada, pois está suscetível a engessar, corromper ou mesmo apagar informações valiosas. Um software online com armazenamento na nuvem, como o SGP, descarta essa possibilidade. Além disso, mesmo que o computador queime, é possível acessar o banco de dados de outra máquina.

O SGP é um software 100% web, que gerencia com segurança seus dados. Trabalhamos com políticas de privacidade e segurança a fim de não permitir desvios nem acessos indevidos às suas informações. Clique aqui para testar o SGP gratuitamente! Ou peça uma demonstração gratuita.

eBook Segurança da Informação