O crescimento do uso do email marketing e SMS tem diminuído o envio de cartas durante mandatos e campanhas. Apesar disso, é possível ainda utilizá-las para criar um relacionamento próximo com seus eleitores já conquistados.

Como em toda ação de marketing, é muito importante segmentar seus envios de correspondência, para que a estratégia de fidelização funcione. O uso de filtros na geração de etiquetas torna a comunicação personalizada e aproxima o político de seu público.

Newsletter do mandato ou campanha

Dentre as estratégias que você pode usar no envio de cartas, mandar um “jornalzinho” informativo com as novidades sobre o seu mandato ou campanha é muito eficaz. É uma forma de manter seu eleitorado informado com um conteúdo sobre suas realizações, o que mostra o quanto você está trabalhando para ele.

Se você for um vereador, é possível ter um espaço dedicado para informar seu eleitor sobre as melhorias feitas na região que você atende. Ele deseja saber quais melhorias seu bairro está recebendo, ou se algum evento será realizado naquela área. É uma ótima forma de se aproximar com seu eleitorado.

Além disso, é possível ter um espaço reservado para responder às solicitações e perguntas dos eleitores. Se um cidadão pede por uma praça no bairro dele, ele deseja saber se vai ser atendido ou não. É possível fazer isso através dessa estratégia. É uma forma de interação com o eleitorado, que contribui na fidelização de eleitores, pois eles se sentem ouvidos.

Ainda, você pode possuir um editorial assinado por você. Dê opiniões sobre algum fato ou necessidade da sua região. Lembre-se que dar conhecimento ao eleitor é uma forma de mostrar que você se preocupa com ele.

Segmente sempre

Não se esqueça de segmentar o conteúdo da newsletter de acordo com os interesses do seu público. É preciso fazer com que seu eleitor queira ler seu informativo, e não simplesmente jogá-lo no lixo. Com o SGP, você pode utilizar vários filtros para fazer diferentes segmentações de etiqueta (sexo, grupo social, profissão, estado, cidade etc), o que torna possível utilizar essa estratégia com sucesso.

O SGP é um software 100% web, que permite que você gere etiquetas personalizadas de forma automatizada e eficiente para todo o seu banco de dados em poucos cliques. No post “Como automatizar a geração de etiquetas com o SGP”, você pode ver como isso funciona na prática.

Clique aqui para testar o SGP gratuitamente! Ou peça uma demonstração gratuita.

eBook Comunicação por carta