O email marketing é uma ferramenta importante para políticos e candidatos construírem um relacionamento intimista com seus eleitores. Contudo, é preciso lembrar que o uso desse meio significa estar na caixa de entrada do eleitorado, competindo sua atenção com outras mensagens que ele recebe. Construir mensagens em HTML é essencial para quem deseja obter sucesso nessa comunicação, pois permite criar emails responsivos e de fácil leitura.

Mensagens construídas com um anexo contendo uma imagem única não despertam o interesse do seu público-alvo. Por quê?

  • O eleitor não lê todo o seu email de uma vez. Ao recebê-lo, ele percorre todo o conteúdo rapidamente com os olhos, para saber se aquilo é relevante e interessante. Ao ver uma imagem, que pode demorar para carregar e não dar possibilidade de visualização nos celulares, faz a maioria apagar a mensagem no ato.
  • Tem grandes chances de ser considerada como SPAM pelos principais servidores de email (Gmail, Hotmail e Yahoo). Ou seja, nem chegar na caixa de entrada do eleitor irá, prejudicando todo o seu processo de comunicação!
  • A maior parte dos emails tem as imagens bloqueadas por questões de segurança. O leitor precisa autorizar a visualização, sem mesmo saber do que se trata a mensagem, o que afeta significativamente a leitura.

Então, como fazer?

Construa o seu email em HTML!

Esse formato permite utilizar textos em diferentes cores e fontes, imagens, logotipos e links no corpo da mensagem, sem colocá-los em anexo, como normalmente é feito. É uma forma de criar emails atraentes que exibam os elementos textuais de forma distribuída na página de acordo com o seu gosto, como se fosse a sua página da internet. Ou seja, você pode personalizar suas mensagens de acordo com a sua identidade visual!

Mas ainda não entendi o porquê de não fazer tudo isso em um programa de edição e salvar em formato .PNG, .PDF ou .JPEG e jogar dentro do  email.

Quando você faz isso, cria-se um anexo dentro do email, o que não é o mesmo que o HTML, que dispõe os elementos textuais (imagens, textos etc) diretamente no corpo da mensagem. Os arquivos anexos aumentam o tamanho do e-mail, o que é um ponto negativo para as taxas de abertura. Se um eleitor utiliza o celular para checar sua caixa de entrada e não tiver uma boa conexão, já não conseguirá ler sua mensagem. FALHA NA COMUNICAÇÃO! É preciso levar esse ponto como fundamental, afinal, a maior parte dos brasileiros utilizam os telefones móveis para ler emails.

O HTML permite criar emails com imagens sem inserí-las como anexo. Envia-se a foto desejada para um servidor de internet, o qual a disponibiliza online e permite colocá-la diretamente na mensagem. Isso torna o email responsivo e “leve”. Ou seja, permite que seja visualizado em celulares, tablets e computadores sem problemas para carregar, nem perda de resolução.

E se a imagem em HTML for barrada? Ou seja, o eleitor vai precisar autorizar a exibição delas. De fato, isso pode acontecer. Contudo, o resto do conteúdo da sua mensagem, em texto, continuará SEMPRE sendo exibido. Se o email for de interesse do seu eleitor, as chances de ele ler o texto e autorizar a exibição das imagens são grandes, pois ele saberá do que a mensagem se trata. Você também pode colocar links nas imagens, caso o servidor não permita exibí-las, o que permite serem abertas no navegador de internet.

Ah, sem contar que o HTML permite medir quantas pessoas abriram o seu email e clicaram nos links presentes na mensagem, se existirem.

Vale lembrar que o email HTML não significa nunca ser considerado SPAM. Não é somente o formato da sua mensagem que torna a sua mensagem como indesejada. O próprio conteúdo ou o título da mensagem pode mandá-lo para a lista negra. Se quiser saber como não deixar isso acontecer, o post no nosso blog, Como construir a campanha de email perfeita para um político, tem ótimas dicas para você!

O SGP é um software 100% web, voltado para gestão de mandatos e campanhas eleitorais. Entre suas principais funcionalidades destacam-se: envio de emails e SMS, gestão de gabinete, controle de campanha, atendimento à população, geolocalização dos votos e relatórios personalizados.

No envio de emails do SGP, possibilitamos a construção de campanhas no formato HTML, disponibilizando ainda alguns templates para você utilizar e dicas de um consultor especializado. Solicite uma demonstração.

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