O site de um político deve funcionar como uma central de informações sobre ele. É onde o eleitorado irá encontrar todas as suas propostas e conteúdos produzidos. Logo, esse canal tem que ser focado no seu público, pois além de ser o seu ponto de encontro com ele, deve conseguir captar os dados desses potenciais eleitores e possibilitar uma comunicação direta contigo.

Infelizmente, muitos políticos falham no desenvolvimento e na manutenção de um web site. Colocam no ar por obrigação ou não investem em uma estratégia de Marketing Digital. Essa visão é importante, já que o site é uma ferramenta de captação de votos e relacionamento – e não apenas um “outdoor” do político.

Para que você não comprometa sua vida política e tenha sucesso no meio digital, separei cinco itens essenciais que devem estar presentes no seu site.

1) Materiais educativos

Não basta apenas criar um site. É preciso gerar tráfego e atrair pessoas com interesse no seu trabalho, a fim de captar dados de potenciais eleitores. Esse número de acessos não é criado somente colocando-o no ar.

Produza conteúdos que sejam de interesse do seu público alvo. Para isso, é preciso ter um menu no seu site que contenha todos os seus materiais educativos (eBooks e vídeos). Para atrair simpatizantes às suas produções, divulgue-os nas mídias sociais e deixe-os otimizados para ferramentas de buscas como o Google. Dessa forma serão vistos por aqueles que procuram pelo assunto e cairão no seu site

[textblock style=”1″]Lembre-se que esses materiais devem ser educativos e genéricos e não de promoção do político.[/textblock]

Clique aqui para saber como atrair eleitores com essa estratégia. Para adquirir informações de quem acessa seu conteúdo, você precisa ter um formulário onde o eleitor possa fornecer seus dados pessoais para adquirir seus materiais. Só assim você irá conseguir se comunicar com esses potenciais eleitores e torná-los votos conquistados.

2) Blog

Na mesma linha de raciocínio do ítem anterior, você precisa ter um menu que leve para o seu blog. É nele onde você irá colocar os seus posts com conteúdos que vão gerar tráfego para o seu site e ajudar a atrair potenciais eleitores até ele. É uma ótima forma de ser encontrado no Google, aumentar o buzz sobre você nas mídias sociais e desenvolver credibilidade.

Se não souber como começar um blog, dá uma olhada nesse post 5 ideias para turbinar o blog do seu político.

3) Formulário para atendimento

Sabe quando você precisa entrar em contato com uma empresa para fazer uma solicitação e muitas vezes você entra no web site dela e realiza ali mesmo? O seu eleitor quer fazer a mesma coisa.

Ele deve conseguir entrar em contato com o político facilmente e não precisar ir até o seu gabinete para cadastrar um pedido. Ter um formulário “fale comigo” resolve essa necessidade. Integre ele com uma ferramenta que cuida das suas demandas e gabinete, como o SGP, para ter um controle e poder dar encaminhamento a todas as solicitações.

4) Ser responsivo

Muitos eleitores utilizam o celular para navegar na internet. O seu site precisa ser responsivo para que consiga ser aberto em qualquer dispositivo (celulares, tablets e computadores). Isso é fundamental para que o seu público alvo consiga acessar os seus conteúdos de onde estiverem e como quiserem.

5) Design agradável

Se você entra em uma empresa que tenha um aspecto feio e não te passe credibilidade, qual a chance de você confiar nela? O mesmo acontece com um site de um político. Antes de tudo, ele é uma experiência visual para o seu eleitor. Se ele não for atraente, ele não irá querer navegar nele nem conhecer mais sobre você, muito menos fornecer seus dados pessoais.

Invista em um design simples e que não confunda o seu eleitor. Menos é mais. Não transforme sua página em um local confuso com muitos menus. O seu visitante quer acessar o que deseja da forma mais fácil e rápida possível, com o menor números de cliques.

O SGP é um software 100% web, voltado para gestão de mandatos e campanhas eleitorais. Entre suas principais funcionalidades destacam-se: envio de emails ilimitados e SMS, gestão de gabinete, controle de campanha, atendimento à população, geolocalização dos votos e relatórios personalizados. Solicite uma demonstração.

A importância de ter um bom web site