Seja você um vereador, deputado ou apenas um pré-candidato, é preciso se planejar com antecedência, mesmo que você só vá concorrer às eleições daqui a alguns anos. Uma campanha política é muito mais do que apenas detalhes em logística, comunicação, cabos eleitorais e orçamento  É preciso atrair eleitores e apoiadores financeiros (pessoas físicas). E isso demanda tempo e estratégias bem definidas.

Quando começar?

Quem já tem um mandato e deseja a reeleição, deve começar a se planejar e colocar em prática suas ações no primeiro dia efetivo de trabalho. Para os novos candidatos, isso ocorre no momento em que decidir se candidatar.

Planejando sua campanha

Todo político e candidato precisa entender que não é mais somente o dinheiro que o vai levar a vitória. Hoje o cenário é bem diferente. É preciso que a sua imagem seja muito boa e bem construída na cabeça do eleitor. E isso depende de um planejamento com metas a curto e longo prazo muito bem definidas. Para isso:

Faça o seu banco de dados crescer

Para construir uma imagem forte do candidato é preciso conquistar o seu público para que a sua base de fiéis eleitores cresça constantemente. Implemente o Marketing de Atração para se tornar referência nos assuntos que você defende, ganhar o interesse do seu eleitorado e adquirir os dados pessoais deles.

Construa uma base de potenciais eleitores por meio do relacionamento

Após atrair seus potenciais eleitores, chegou a hora de torná-los fiéis eleitores. Com os dados pessoais deles, comece um relacionamento íntimo para conquistá-los. A ideia aqui é criar laços de fidelidade e se tornar um verdadeiro amigo deles. Os eleitores devem se sentir assistidos, e não somente um número. Através do email e SMS marketing é possível mostrar que irá mudar a realidade de cada eleitor, de forma segmentada. Com o SGP, você pode se comunicar com o eleitor facilmente, seja por email, SMS ou cartas. Peça uma demonstração clicando aqui.

Conquiste apoiadores (pessoas físicas) financeiros para a campanha

No Brasil foi vetado o apoio financeiro empresarial para campanhas. Ou seja, é preciso conquistar doadores pessoas físicas que, além de já serem seus eleitores conquistados, queiram financiar sua campanha. Para isso, nutra-os de conhecimento que sejam específicos para torná-los potenciais apoiadores de capital e invista em um relacionamento extremamente atencioso com eles. Lembre-se de que eles estão dispondo do dinheiro deles para a sua eleição. Mostre ser grato e o quanto isso é importante para que você consiga atender as solicitações dele e de toda a região que você atua.

O SGP é um software 100% web, voltado para gestão de mandatos e campanhas eleitorais. Entre suas principais funcionalidades destacam-se: CRM Político, envio de emails e SMS, controle de visitas, atendimento à população, geolocalização dos votos e relatórios personalizados. Peça uma demonstração clicando aqui.


Banner do eBook sobre campanha eleitoral