O Periscope é uma novidade e tendência do marketing digital já utilizado por muitas empresas, como Redbull e Adidas, para se aproximarem do seu público-alvo. E, da mesma forma, é perfeito para a realidade política. Ele é um aplicativo gratuito de transmissão de vídeo ao vivo que utiliza a sua conta do Twitter para compartilhar com o seus seguidores. Por ser um meio de comunicação dinâmico, permite que você interaja com os seus eleitores facilmente para divulgar os seus compromissos diários e dar transparência ao seu trabalho.

A ferramenta permite que você tenha um diálogo direto com seus eleitores e consiga aumentar o seu vínculo de confiança com eles. É como se você estivesse conversando com o seu eleitorado por uma videoconferência. Então, é claro que você deve fazer transmissões sobre assuntos que você tenha conhecimento e que sejam relevantes para o seu público. Afinal, a finalidade de estar ao vivo é ter interessados querendo conversar contigo.

Como utilizar o Periscope?

Para utilizar a ferramenta, você só precisa de um celular ou tablet com algum tipo de conexão à internet, Wi-Fi ou dados, e do aplicativo instalado no seu aparelho. Ao iniciar uma transmissão, você não precisa nem divulgá-la, pois o Periscope avisa os seus seguidores que você está ao vivo naquele momento e o link para acessá-la. Ah, você também pode vincular a sua conta de outra rede social, como o Facebook, para compartilhar que você está realizando uma transmissão e permitir aqueles que não tem Twitter ou o próprio Periscope, assistam! Contudo, estas não poderão interagir com você instantaneamente.

Isso porque, quando você está ao vivo, é possível que o seu público converse contigo em tempo real pelo bate-papo do Periscope e também dê likes na sua transmissão, que são contabilizados na sua conta. Isso dá dinamismo à sua comunicação, e não te limita a ficar somente falando continuamente, como um apresentador de televisão. Mas, só quem tiver conta no Twitter ou Periscope pode mandar perguntas. Se não possuir, apenas consegue visualizar a transmissão.

Um outro recurso fantástico do Periscope é que, após o encerramento da transmissão, o vídeo fica disponível por 24h em um link. Isso permite que aqueles que não puderam participar ao vivo, consigam assistir.

Transmita os seus eventos

Faça uma cobertura dos seus eventos ao vivo, em vídeo, pelo aplicativo. Isso permite que os seus eleitores vejam no que você está trabalhando em tempo real, que é uma forma de compartilhar os seus compromissos públicos com eles. Mostrar ao vivo onde você está, narrando o que você está fazendo ali, é como se o seu eleitorado estivesse ao seu lado.

Divulgue as novidades do seu mandato

Tire um dia da semana para fazer uma transmissão, dentro do seu gabinete, para contar ao seu eleitor o quanto está trabalhando por ele. Relate, em uma conversa informal, as novidades do mandato de um determinado período e quais são o seu planejamento para o futuro.

Se você for um vereador, é possível, também, mostrar suas feitorias na região que você atende. Vá até o bairro, faça transmissões ao vivo mostrando a praça que você inaugurou, o asfalto que saiu numa rua e converse com eleitores do local perguntando como você mudou a vida deles.

Bate-papo para responder as solicitações dos eleitores

Você tem a sua página na rede social onde vários eleitores fazem solicitações, não é mesmo? Ao invés de respondê-los com uma frase nos comentários, faça isso ao vivo! Se um cidadão pede por uma praça no bairro dele, ele deseja saber se vai ser atendido ou não. Essa forma de interação contribui na fidelização de eleitores, mesmo que você não possa ajudá-lo no momento.

Dê sua opinião

Dê sua opinião sobre algum assunto que você tem influência e defende. Por exemplo, se você for um deputado de São Paulo, pode usar algum tópico que está em alta, como o problema da falta de água, e fazer transmissões ao vivo para debater o assunto com os seus eleitores. Dica: cuidado com temas muito polêmicos e que podem prejudicar a sua imagem!

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