O email marketing é uma ferramenta essencial para candidatos se relacionarem com seu público-alvo, a fim de conquistá-los e torná-los fiéis eleitores. O envio de mensagens permite manter um diálogo direto com o eleitorado e construir vínculos de confiança com ele. Para isso o envio de mensagens deve ser feito em formato HTML, pois é preciso, além de chamar a atenção do leitor, ser de fácil leitura e responsivo (possível de ser lido em celulares, tablets e computadores).

Veja 3 tipos de email marketing para você mandar em campanha política:

1) Divulgue seus conteúdos ricos

Conteúdos ricosPara construir uma imagem forte do candidato é preciso conquistar o seu público para que a sua base de fiéis eleitores cresça constantemente. Implemente o Marketing de Atração para se tornar referência nos assuntos que você defende, ganhar o interesse do seu eleitorado e adquirir os dados pessoais deles. Veja aqui como funciona.

Após atrair seus potenciais eleitores, chegou a hora de torná-los fiéis eleitores. Com os dados pessoais deles, comece um relacionamento íntimo para conquistá-los. A ideia aqui é criar laços de fidelidade e se tornar um verdadeiro amigo deles. Os eleitores devem se sentir assistidos, e não somente um número. Através do email marketing é possível mostrar que irá mudar a realidade de cada eleitor, de forma segmentada. Com o SGP, você pode se comunicar com o eleitor por email facilmente, com os templates prontos.

 

2) Apresente suas propostas de campanha

ALista de propostas de campanhagora que você já tem os dados pessoais do seu eleitorado, utilize o email marketing para divulgar suas propostas de governo e fidelizar, cada vez mais, seu alvo. Utilize o meio de comunicação para apresentar como você vai melhorar a vida dele, como você é o candidato perfeito para sua realidade. Ao invés de pedir votos, venda suas ideias e mostre como você vai trabalhar pelo eleitor, ou como vai continuar trabalhando, caso for se reeleger.

 

Se você for um candidato que tem propostas específicas para uma determinada cidade ou bairro, segmente os disparos de emails para uma região específica. Essa estratégia aumenta a receptividade por parte do eleitor, já que a mensagem abordará um problema do dia-a-dia do eleitorado.

 

 

 

3) Convide seu eleitor para eventos

O email marketing também é uma ótima estratégia para convidar seus eleitores para eventos que você estará presente. Não esqueça de segmentar os convites apenas para pessoas que tem alguma afinidade com o evento. Dica: Uma boa maneira de incrementar essa tática é utilizar o SMS para enviar lembretes para os eleitores que confirmarem presença.

Lembre-se: O email marketing só é eficiente se ele não for considerado como SPAM, tanto pelos servidores de email, quanto pelo próprio destinatário. O uso desse meio de comunicação significa estar dentro da caixa de entrada do eleitorado, competindo sua atenção com outras mensagens que ele recebe. Por isso construa suas mensagens em HTML e, sempre, de conteúdo relevante ao seu eleitor.

No envio de emails do SGP, possibilitamos a construção de campanhas no formato HTML, disponibilizando ainda alguns templates para você utilizar e dicas de um consultor especializado.

Ah, comentei na primeira dica sobre o Marketing de Atração e quero te dar mais uma dica: essa estratégia também é essencial para conquistar apoiadores (pessoas físicas) financeiros para sua campanha! Peça uma avaliação gratuita de como atrair eleitores e doadores para a sua campanha aqui.

O SGP é um software 100% web, voltado para gestão de mandatos e campanhas eleitorais. Entre suas principais funcionalidades destacam-se: envio de emails e SMS, gestão de gabinete, controle de campanha, atendimento à população, geolocalização dos votos e relatórios personalizados. Peça uma demonstração aqui.

 

eBook Email marketing na campanha eleitoral