Uma candidatura merece atenção, dedicação, tempo e muita disposição, isso só de início. No caminho é comum cometer erros, mas há aqueles que podem ser fatais, levando o candidato à derrota nas urnas. Vamos ver alguns pontos.

 

1. Análise incorreta da conjuntura

Isso acontece muito quando os candidatos são considerados favoritos e são surpreendidos. O “já estou eleito” é uma máxima que se ouve muito, os candidatos se consideram eleitos mas não estão. Geralmente as pessoas têm interesses na sua eleição e então o consideram como eleito e isso é um erro, uma análise incorreta da conjuntura política.

 

2. Faltou alguma coisa

É aquela sensação de trabalho feito porém com alguma coisa que pode ter faltado. Isso acontece bastante com candidatos representativos em lugares menores, geralmente interior, fora das grandes capitais. Um pouco mais de trabalho sério e se considerando um candidato real a pessoa consegue fazer um trabalho bem feito e acaba chegando muito perto de ser eleito.

 

3. Falta de dinheiro

Os candidatos que acreditam que a derrota na eleição é por falta de dinheiro estão fadados a ter muita dificuldade caso tentem se reeleger ou se eleger novamente. O fato é que o dinheiro e o investimento é importante, mas é possível fazer uma campanha sem um grande apoio. Outro fato importante que se deve levar em consideração é que a verba do partido não elege ninguém. Logo, o candidato que se destaca é aquele que programa de onde vem o investimento ou aquele que está fazendo a campanha há tanto tempo que sabe como conseguir os votos que precisa. É preciso uma mudança na postura de quem acredita que que a derrota vem da falta de dinheiro ou de apoio do partido. A falta de investimento é um fator importante mas não primordial, o ideal é ser mais eficiente na utilização desse recurso.

 

4. Campanha não levada a sério

Existem muitos candidatos que estão numa eleição só pra preencher a cota, não levando a sério a campanha e perdendo uma oportunidade de se destacar e com isso vencer uma eleição.

 

O SGP (Suíte de Gerenciamento Político) é um software que tem tudo o que seu mandato e/ou campanha precisam, rodando em qualquer dispositivo. Com nossa ferramenta é possível fazer uma análise de como está o eleitorado registrado junto ao seu banco de dados, qualificando-os como “voto conquistado”, “eleitor a conquistar” ou “perdidos” facilitando a análise da conjuntura. E nós ainda te ajudamos a atrair eleitores e apoiadores. Veja uma demonstração em vídeo ou peça uma demonstração aqui.

Banner do eBook sobre campanha eleitoral