O tempo de propaganda nas mídias tradicionais – rádio e TV – costumam ser limitados e insuficientes para transmitir tudo o que o candidato deseja, então é sempre necessário procurar alternativas. Uma ideia interessante é a produção de webinars. Webinar é a uma abreviação de “web-based seminar”, em tradução direta é algo como “seminário online”, uma transmissão ao vivo que acontece para uma audiência convidada ou pré-cadastrada e que depois pode ficar disponível na internet. Geralmente a transmissão é de apenas uma via, ou seja, a audiência assiste enquanto o apresentador expõe tal assunto, no entanto também é possível permitir a interação.

O que dizer

Os temas para webinars podem ser os mais variados possíveis. É interessante em época de campanha o candidato expor seu plano de campanha, por exemplo. O público para essas transmissões pode ser o próprio banco de dados do candidato e outros que se mostram interessados no tema do webinar. O tempo de transmissão é livre, porém é preferível que dure de 30 minutos a uma hora. Após a transmissão, o contato do candidato com o público pode se fidelizar, garantindo novos eleitores.

Onde transmitir

Há diversas plataformas para a transmissão de webinars: as pagas (geralmente mais elaboradas e complexas, com captação de dados e automação de email já integradas); e também as mais simples e gratuitas (como a do Google, no caso o Hangouts, que é vinculado ao YouTube) e exige apenas uma conta no site. Também é importante pensar na estrutura para gravação, um bom cenário, câmera e iluminação fazem diferença. Procure ter a assistência de uma outra pessoa que poderia responder as interações.

É importante continuar acompanhando a audiência após a transmissão do webinar. Envie emails de agradecimento a quem assistiu e também para quem não pode acompanhar com o link do vídeo.

Um bom exemplo de webinar é “O passo-a-passo para vencer as eleições”, produzido pór nós mesmos aqui do SGP.

O SGP (Suíte de Gerenciamento Político) é um software que tem tudo o que seu mandato e/ou campanha precisam, rodando em qualquer dispositivo. E nós ainda te ajudamos a atrair eleitores e apoiadores. Veja uma demonstração em vídeo ou peça uma demonstração aqui.


Banner do eBook sobre campanha eleitoral