Na campanha é fundamental pensar novas estratégias de interação com o eleitorado. Geralmente as campanhas são focadas nos veículos mais tradicionais e nas novas mídias que se firmam na atualidade, como no caso do Facebook e Twitter. A nova aposta agora é uma rede social usada basicamente por jovens: o Snapchat.

O Snapchat foi criado em 2011 e desde então se mostrou inovador em comparação a outras redes sociais. O conceito é básico, uma rede social de compartilhamento de vídeos e fotos. O diferencial é o tempo que o conteúdo é exibido e a dinâmica do aplicativo. Pra começar o Snapchat funciona apenas nos dispositivos móveis, sem versão web. As mensagens são enviadas com um tempo predeterminado (uma ideia parecida com uma mensagem que se autodestrói) e podem ser editadas com filtros, pinceis, legendas e geotags (filtros que são disponíveis apenas em algumas localidades) e quando postadas podem ser enviadas diretamente aos contatos (de maneira privada) ou na timeline, onde a visualização fica pública por 24h e o seguidor pode visualizar quantas vezes quiser.

O app se mostra o mais eficaz para movimentar o eleitorado jovem. Cerca de 39% do eleitorado brasileiro está dentro das estatísticas de uso do Snapchat: jovens de 13 a 34 anos. Esse ponto define as estratégias a serem tomadas para o uso do aplicativo.

Crie uma conta

Para criar uma conta no Snapchat você tem que baixar o aplicativo pela loja do sistema operacional do telefone. No caso o app está disponível apenas para iOS e Android. Com o aplicativo instalado é só fazer um cadastro e definir o nome do usuário. Há várias maneiras para você adicionar seus amigos, os principais são pelo número de telefone (caso o usuário tenha registrado); snapcode, um QR code gerado pelo próprio app para cada usuário e pela busca pelo próprio nome do usuário.

Promova seu perfil

Para ter sucesso no Snapchat é importante divulgar seu perfil para que seus outros seguidores saibam da sua existência no aplicativo. Use das redes sociais mais tradicionais para divulgar sua conta no app. A maneira mais comum é compartilhando o snapcode nas redes como Instagram, Twitter e Facebook.

Seja relevante

Evite postar informações desnecessárias. Lembre-se sempre de que o Snapchat é uma rede social jovem, então invista em postagens engraçadas, interativas e espontâneas. O uso de memes é liberado, desde que seja com bom senso.

Procure por interações

Peça fotos do que seus eleitores gostam de fazer na cidade, por exemplo. O app permite que o usuário tire foto da tela que depois pode ser compartilhado na timeline do usuário no próprio aplicativo. Também há um chat onde os usuários podem comentar e enviar recados. A última versão veio com a possibilidade de gravar áudio e enviar stickers nas conversas.

Use os recursos

No Snapchat é possível fazer diversas edições, acrescentar figuras, filtros, legendas e outros recursos. Não é à toa que essas ferramentas estão por lá pois esses são os diferenciais do app, então os use.

Cuidado pra não cometer gafes

Não é porque o aplicativo é jovem e descontraído que tudo é permitido. O bom senso é sempre uma dica muito útil em todos es casos. Evite postar muita coisa no mesmo dia, principalmente se for da mesma coisa, um evento por exemplo. Avise seus seguidores caso seja necessário fazer uma cobertura no Snapchat.

 

O SGP é um software 100% web, voltado para gestão de mandatos e campanhas eleitorais. Com ele, você pode disparar emails ilimitados e sem custo de pacotes adicionais. Possibilitamos, também, a construção de campanhas no formato HTML, disponibilizando ainda alguns templates para você utilizar e dicas de um consultor especializado. Peça uma demonstração grátis.


Banner do eBook sobre campanha eleitoral