Ao final de uma eleição, os partidos e políticos já começam a se preparar para a próxima. Uma campanha eleitoral antecipada, pode auxiliar os candidatos na conquista de novos eleitores. Mas, se for feita de forma irregular, pode levar a graves consequências como processos e, até mesmo, problemas com a candidatura.

Para ajudar nesta etapa, vamos mostrar como realizar sua campanha eleitoral antecipada de forma eficiente e correta.

Não faça propaganda eleitoral antes da data permitida

Se atente ao calendário eleitoral e só veicule publicidade a partir da data programada. Diferente da campanha, a propaganda tem uma data mínima de início para começar, antes disso é considerada irregular.

É caracterizada propaganda eleitoral quando: são utilizadas referências ao processo eleitoral, as qualidades do candidato são engrandecidas, ou quando há pedidos de votos.

Certifique-se de não pedir votos, pois eles virão de maneira natural, conforme a população sentir segurança no que você prega. Este tipo de ação é ilegal, então evite processos jurídicos e por em risco sua candidatura.

Invista no relacionamento com a população

Confiança é algo que se constrói, portanto, conheça quem é seu eleitorado, seus princípios, crenças e o que esperam dos políticos. Adapte sua comunicação: encontre meios de ouvi-los e respondê-los — seja por e-mail, redes sociais ou pessoalmente — e converse com eles.

Um relacionamento próximo do eleitor, pode surtir um efeito melhor que a própria propaganda eleitoral. A população está cansada de ver promessas iguais e um número ao lado do candidato. Se você quer se diferenciar, construa algo sólido através de relacionamento constante com o público e mostre que entende suas dores e partilha dos mesmos ideais.


Utilize a mídia a seu favor

Os pré-candidatos ou filiados a partidos políticos podem dar entrevistas, participar de programas de TV e rádio, de encontros e debates. Quanto mais visto você for, se tiver ideais e um discurso que passe confiança e que agrade a população, mais eleitores estarão a seu favor.

Tenha um cuidado extra com a mídia escolhida, sabemos que os meios nem sempre são imparciais, e podem ajudar ou atrapalhar uma campanha.

Use as redes sociais

As redes sociais são uma forma de estar presente no meio digital, encontrar e conversar com os eleitores, divulgar seu posicionamento pessoal publicamente quanto a questões políticas.

Estimule a participação das pessoas por meio de enquetes, publique conteúdos relacionados à gestão política, utilize imagens de qualidade, faça vídeos emocionantes. Enfim, aproveite as redes sociais para alcançar o público e se relacionar com elas por meio de conteúdo relevante.

Lembre-se de que o mais importante aqui, não é apenas publicar propostas, mas responder às dúvidas da população, aos elogios e até mesmos às críticas.

A campanha eleitoral antecipada é uma excelente maneira de conseguir encontrar seu eleitorado, se conectar com ele por meio de relacionamento e assim construir uma base sólida para o início das eleições. Quando chegar a hora da propaganda, você já terá conseguido pessoas que apoiam sua causa e sua candidatura.

Este artigo foi útil? Então confira também o nosso post sobre gerenciamento de equipes para políticos.


Banner do eBook sobre campanha eleitoral