Ganhar eleição para vereador nem sempre é fácil. Afinal, além da enorme quantidade de candidatos, a sua coligação precisa atingir o coeficiente eleitoral da cidade. Nesse contexto, é essencial ter um bom planejamento de campanha a fim de conseguir o maior número de votos válidos possível.

A boa notícia é que existem algumas estratégias que, se seguidas à risca, vão te ajudar a ter sucesso no pleito. Entretanto, é importante destacar que é fundamental começar a trabalhar desde já!

Se você quer conhecer as dicas que separamos, continue conosco! A seguir, você confere tudo o que precisa saber para se tornar um vereador nas próximas eleições!

1. Represente uma causa

O candidato que não tem um público-alvo bem definido dificilmente terá sucesso, já que as estratégias não serão direcionadas a ninguém em específico. Nesse sentido, é essencial se posicionar sobre que tipo de político você é e quem representa.

Se você vai tentar a reeleição, o recomendado é continuar com o discurso e alimentar a sua relação com os eleitores. Já se você for um candidato de primeira viagem, será preciso identificar, em seu convívio social, quem é o seu público-alvo.

Um jovem de 18 anos pode representar os estudantes, por exemplo. Já um banqueiro consegue construir o seu discurso para os empresários e assim por diante.

2. Alie o seu discurso e sua imagem com o perfil do público-alvo

Definido quem é o seu público-alvo, é importante que todas as suas estratégias sejam voltadas a ele. Para isso, é essencial identificar quais são os principais anseios, dificuldades e queixas daquelas pessoas. A partir daí, um discurso deve ser criado.

No entanto, é preciso salientar que o discurso que você vai adotar deve estar de acordo com a sua história e trajetória política. Estamos vivendo um período de profunda transformação e, diferente do passado, as pessoas não têm memória tão curta mais.

Além do tom da mensagem e das propostas que serão apresentadas, também é fundamental que outros aspectos estejam de acordo com o perfil do eleitor, como:

  • vestimenta do político (mais séria? informal?);
  • cores usadas nos materiais de divulgação;
  • principais temas abordados durante a campanha (saúde, educação, direitos humanos etc.);
  • linguajar utilizado em eventos, entre outros.

3. Recrute pessoas para trabalhar com você

Você já deve imaginar que é impossível ganhar uma eleição sem uma equipe bem estruturada, certo? Sendo assim, é importante recrutar, antecipadamente, as pessoas que te ajudarão na campanha.

Nesse momento, tente mesclar profissionais de diferentes habilidades e competências. Se você está tentando a reeleição, é importante que os seus assessores já estejam trabalhando em prol das eleições.

É claro, porém, que ninguém vai pedir voto antecipado. Mas atender bem os eleitores no gabinete, mandar e-mails para eles constantemente e construir uma imagem forte do candidato na internet são exemplos de práticas que devem ser adotadas ainda no primeiro dia do mandato.

4. Construa uma rede de apoiadores

Construir uma rede de apoiadores é essencial para qualquer político. Para isso, é importante te um banco de dados com os contatos dos seus potenciais eleitores.

Sempre que possível, tente segmentar a sua lista por idade, bairro, sexo, entre outros. Desse modo, você terá a certeza que vai atingir o público certo no momento exato. Por exemplo, vamos supor que você é um vereador que quer se reeleger.

Em determinado momento do mandato, você apresentou um projeto para a construção de um parque no bairro X. Com uma lista segmentada em mãos, você poderá mandar mensagens divulgando a sua ação para os eleitores daquela região. Afinal, quem mora do outro lado da cidade não está muito interessado no assunto, concorda?

Atualmente, existem vários softwares que criam bancos de dados segmentados automaticamente para você. Não se esqueça, porém, que, sempre que possível, é importante marcar reuniões e encontros com os apoiadores pessoalmente.

5. Aproveite o poder das mídias sociais

As redes sociais são excelentes ferramentas para o político. Entretanto, para alcançar resultados satisfatórios, o importante é ter estratégia. O primeiro passo, portanto, é contratar um profissional capacitado para cuidar da sua imagem na internet.

Feito isso, será preciso estabelecer quais canais de comunicação serão utilizados. Para isso, é essencial descobrir em quais mídias o seu público-alvo está (Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter, LinkedIn etc.).

Definidas quais redes serão utilizadas, faça um cronograma de postagens organizado e detalhado, com os tipos de conteúdo que serão postados e os seus respectivos horários.

Lembre-se de que, em todo o caso, o ideal é utilizar a internet para interagir com os seus eleitores, além de promover suas ações e ideais. Vale ressaltar, ainda, que a linguagem adotada, assim como o material gráfico, deve estar de acordo com o perfil do seu eleitor.

6. Esteja preparado para os pedidos inusitados

Quem tem um mandato sabe a quantidade de solicitações inusitadas que chegam diariamente ao gabinete — desde pedido de emprego até carne para churrasco.

Nesse momento, é importante que toda a equipe esteja preparada para responder educadamente demandas como essas. O ideal é que você construa um discurso firme, gentil e solícito para negar os pedidos.

Já as solicitações sérias devem ser tratadas com o máximo de zelo possível. Tente sempre dar um feedback para o eleitor informando-o como está o andamento de sua solicitação.

7. Faça um cronograma de ações

Para que suas estratégias deem certo, é preciso planejar-se. Portanto, é muito importante que você faça um cronograma estabelecendo metas e estipulando prazos.

Defina, dentre outras coisas, quem e quantos apoiadores você vai visitar durante uma semana. Além disso, tenha alguém responsável por identificar quais são os eventos da região que é importante marcar presença. Lembre-se de que, para ganhar uma eleição, você deve ser visto — tanto pessoalmente, quanto no mundo online.

Além de definir o cronograma, é fundamental realizar reuniões semanais com a sua equipe a fim de fiscalizar como está o andamento do trabalho.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como ganhar eleição para vereador? Você já tem um mandato e tem algo a acrescentar? Então, deixe as suas dicas nos comentários e ajude os candidatos mais inexperientes!


eBook sobre campanha eleitoral