Já chegamos no segundo semestre de 2021 e ainda há quem acredita que a época de eleição está longe. Com isso, também acham que a preocupação com a estratégia política pode ser algo definida mais tarde. Entretanto, quem quer chegar no período de campanha já na frente com uma certa vantagem, este é o momento de se preparar.

Fortalecer a sua imagem política e ampliar a sua mensagem é um passo importante para estreitar o relacionamento com o povo, independentemente se a sua intenção é um cargo político municipal, estadual ou nacional. Para isso, é importante seguir alguns passos antes de definir a sua estratégia política.

Conheça seu público

Para que a sua mensagem seja efetiva, você precisa saber com quem você está conversando. Qual é o seu público eleitoral? Quais grupos votam ou simpatizam com a sua campanha? Saber isso vai te ajudar a definir o tipo de linguagem da sua mensagem e também os tópicos importantes que você vai abordar durante o período eleitoral.

Neste caso, será necessária a realização de uma pesquisa para entender e mapear qual o seu público: faixa etária, classe, gênero e por aí vai.

Aja como uma marca

Pensar e agir como se o político fosse uma marca ajuda a definir melhor as estratégias de popularidade, inclusive nas redes sociais. Ter compromisso com postagens, presença nas mídias digitais, respostas aos comentários e proximidade com o eleitor são coisas essenciais que as marcas, por exemplo, já fazem há muito tempo.

A responsabilidade de escalar uma equipe qualificada e eficiente para administrar o gabinete é tão importante quanto profissionais na linha de frente de uma marca de sucesso.

Acompanhe os adversários

Este tópico também tem relação com o “agir como uma marca”. Acompanhar o que os adversários postam e estão fazendo deve fazer parte do trabalho da sua equipe. É claro que, nestes casos, o cuidado com o plágio deve continuar. A dica aqui não é para replicar e fazer igual tudo o que eles estão fazendo. Estar ciente do que está rolando e como eles estão fazendo podem ajudar você na hora de traçar as suas estratégias de campanha. Inclusive do que não fazer.

Que outra estratégia você acha importante adotar para a campanha eleitoral? Conte para a gente aí nos comentários!