Definir o público-alvo de uma campanha política é um dos passos mais importantes para garantir que as propostas e discursos do candidato estejam chegando às pessoas certas. Uma campanha que não sabe quem ou como alcançar pode desperdiçar tempo, dinheiro e relevância e não conquistar votos suficientes para uma candidatura.
Antes de começar a criar materiais de divulgação ou organizar uma agenda de eventos, é importante saber como mapear e definir o seu eleitorado. Neste artigo, vamos te apresentar formas práticas para identificar e definir o público-alvo da sua campanha política, aumentando as chances de sucesso nas votações.
Estude o perfil do candidato
Para começar, é importante saber quem é o seu candidato para então entender que tipo de público ele vai atrair. Algumas perguntas importantes para se nortear são:
- Quais são as principais bandeiras e propostas?
- Qual a história e imagem do candidato? Ele/ela é jovem ou experiente?
- É novo na política?
- Tem ideais ativistas ou segue para o caminho do empresariado?
- Ele se comunica de maneira formal ou informal e mais próximo do povo?
O público-alvo precisa conversar com essa imagem e discurso, por isso coletar dados também é essencial. Aplicação de questionários, pesquisas qualitativas e quantitativas, análise de redes sociais, etc, ajudarão a filtrar o grupo etário, gênero, renda, profissão, interesses e o comportamento do eleitor. Ou seja, se ele é conservador, progressista, fiel a um partido, indeciso, etc.
Dessa forma, ao criar personas, você poderá garantir a criação de campanhas com mais empatia, reconhecimento e direcionamento.
Adapte a comunicação ao público
Depois de identificar quem são as pessoas que a sua campanha eleitoral quer atingir, o próximo passo é ajustar a forma como a campanha conversa com elas. Lembrando que cada grupo tem uma forma de se comunicar, uma linguagem, interesses e meios preferidos para consumir informação.
Para criar mensagens personalizadas, siga algumas estratégias:
- Tom de voz
O mesmo candidato pode usar diferentes tons para públicos diferentes, sem perder a essência. Por exemplo:
- Para jovens: linguagem descontraída, temas como educação, emprego, meio ambiente e inovação.
- Para idosos: tom respeitoso, empático, com foco em saúde, aposentadoria e segurança.
- Para empresários: abordagem objetiva e técnica, priorizando propostas econômicas.
2. Escolha os canais certos
Cada público consome informações em lugares diferentes. A campanha precisa estar onde o público da campanha está:
- Jovens: TikTok, Instagram, Twitter/X, YouTube.
- Adultos: Facebook, WhatsApp, rádios locais, e-mail, sites de notícias.
- Idosos: WhatsApp, Rádio, TV aberta, materiais impressos, reuniões presenciais.
3. Formato do conteúdo
Além do canal, o formato também precisa se encaixar no hábito do público:
- Vídeos curtos e dinâmicos para redes sociais.
- Textos explicativos ou entrevistas para jornais e blogs.
- Gráficos e dados para públicos que gostam de informação técnica.
4. Destaque os temas de interesse
Cada grupo valoriza pautas diferentes, como mostrado no item 1. Ao personalizar as mensagens, priorize os assuntos que mais importam para aquele público. Por exemplo:
1️⃣ Público
Jovens universitários.
2️⃣ Identifique a dor ou desejo desse público
Falta de oportunidades de estágio e emprego.
3️⃣ Traga a solução do candidato
Programa municipal de incentivo a estágios em empresas locais.
4️⃣ Use a linguagem apropriada
“A gente sabe que começar a carreira não é fácil. Por isso, nosso plano é criar um programa que conecte você às empresas da cidade e abra portas para o seu futuro.”
Quando a mensagem certa chega para as pessoas certas, de forma clara e no canal adequado, as chances de criar conexão e conquistar votos aumentam muito. Para facilitar todo esse processo de definição do público-alvo e personalização da comunicação, contar com um CRM político é fundamental.
A ferramenta permite organizar e segmentar os eleitores por perfil, interesses, localização e comportamento, ajudando a criar estratégias muito mais precisas. Com a SGP, a equipe eleitoral consegue enviar mensagens personalizadas para cada grupo, gerenciar o relacionamento com apoiadores, monitorar interações e garantir que as propostas certas cheguem ao público certo, no momento certo. Assim, além de otimizar o trabalho da equipe, o candidato fortalece sua presença e aumenta suas chances de conquistar votos de forma inteligente e eficiente.