Muitos políticos pensam, erroneamente, que a campanha é feita apenas em ano eleitoral. Entretanto, é no mandato que o político eleito fideliza seu público e mostra como trabalha por ele.
Mas quais são as melhores formas para conversar com esses eleitores? Como ser efetivo nessa comunicação? Há três canais que funcionam bem na prática:
1) Por email
Se você tem um banco de dados quente dos seus eleitores, o email marketing é um excelente canal. Mas lembre-se: nunca faça spam, já que não tem nada mais chato para o eleitor do que receber um email que ele não deseja. Para saber como atrair emails e construir seu banco, leia o artigo “Como conquistar emails qualificados dos eleitores certos”.
Algumas estratégias para campanhas de email marketing:
- Newsletter mensal: um resumo de todas as ações do político naquele mês;
- Anúncio de ações: aprofunde-se mais em projetos específicos do político, segmentando-os por grupos de interesse dentro do seu banco de dados;
- Divulgação de agenda: compromissos do político para grupos de interesse específicos.
2) Por SMS
Este também é um bom canal de comunicação, desde que utilizado com cautela. A dica de não fazer spam também vale aqui, por ser um ato bastante invasivo.
Algumas estratégias:
- SMS de aniversário felicitando eleitores;
- Datas comemorativas: mensagens segmentadas para grupos de pessoas específicos;
- Agenda: para pessoas específicas da equipe.
Para se aprofundar mais no assunto, baixe nosso eBook “Marketing no Celular: o guia completo para políticos e candidatos”.
3) Por carta
Comum durante a campanha, o envio de correspondências também pode ser um aliado durante o mandato. Uma boa estratégia, nesse caso, é o envio de uma newsletter impressa (uma espécie de “jornalzinho”) com as ações do político em um determinado período de tempo.
Vale lembrar que essa ação é válida apenas se considerarmos um público mais próximo do político.
Com o SGP, você pode enviar emails e SMS segmentados para o seu banco de dados. Além disso, ele também gera etiquetas com diversos filtros, para que você possa enviar correspondências para eleitores específicos. Teste o SGP gratuitamente aqui.