Campanha eleitoral no Instagram: por que fazer

Campanha eleitoral no Instagram

Com mais de 70 milhões de usuários no Brasil e com o maior índice de engajamento entre todas as outras redes sociais, o Instagram é uma das redes sociais mais amadas do momento!

Infelizmente ainda são poucos os políticos que utilizam uma estratégia voltada para esta rede social. E é aí que está o erro! Segundo dados do Social Media Trends, 47,1% dos respondentes declararam, já em 2018, que o Instagram é sua rede social preferida, deixando todas as outras para trás — até mesmo o Facebook, que ficou com apenas 29,6% dos votos.

Dois anos depois, com novas ferramentas e atualizações, a rede mostra que veio para ficar: inovando cada vez mais nos formatos de conteúdos e anúncios, ela apresenta uma adesão cada vez maior das empresas dos mais diversos segmentos. No Brasil, o crescimento foi de 16,9% entre 2017 e 2018 — o maior crescimento observado no relatório da Social Media Trends 2018.

Muito mais do que simplesmente acompanhar o que as pessoas que você segue estão fazendo, o Instagram é uma ótima ferramenta para fazer marketing. E para as campanhas eleitorais não seria diferente. Por isso, te mostramos neste post por que sua campanha eleitoral precisa estar no Instagram!

Instagram: a rede social do momento!

Um relatório feito pela empresa Fast Company mostrou que o engajamento das pessoas no Instagram é 15 vezes maior do que no Facebook. Mas calma! Isso não quer dizer que você precisa abandonar as outras redes e se concentrar apenas no Instagram. Dá para montar conteúdos legais para cada rede (às vezes até mesmo utilizando o mesmo material) e assim alcançar o maior número de eleitores!

Com diferentes formatos de conteúdo, o candidato poderá explorar o uso dos vídeos; fotos; Stories, com enquetes interativas e dinâmicas; IGTV, para abordar um conteúdo um pouco mais extenso; Reels e por aí vai. As possibilidades são muitas!

De acordo com uma pesquisa realizada no início de 2019, cerca de 71% dos usuários do Instagram têm menos de 35 anos. Uma vantagem a mais para você poder alcançar um público mais jovem que, muitas vezes, utiliza apenas a internet para se informar. 

Não se esqueça de que as postagens devem ser feitas com frequência. Sendo interessante, inclusive, designar uma parte da equipe apenas para o gerenciamento dessa rede social. Pois além da produção de conteúdo e análise dos resultados, ela também será responsável por responder mensagens e comentários!

Instagram Business

Com tanto engajamento e uso já era de se esperar que o Instagram passasse a profissionalizar ainda mais a rede social e criando um recurso próprio para empresas.

Com um perfil corporativo, é possível medir o engajamento a partir de métricas para acompanhar dados fundamentais e avaliar o desempenho no Instagram. Além disso, é possível disponibilizar meios de contato na biografia do seu perfil que conectam as pessoas diretamente com você, via e-mail ou telefone.

Integre outras redes sociais

O Instagram também permite a integração rápida e direta com as suas outras redes sociais. Isso inclui Facebook e Twitter. Essa ação é um ótimo jeito de expandir o seu alcance, divulgando seu perfil do Instagram e publicações com as pessoas que já te seguem nas outras redes sociais. 

Fortaleça sua comunidade

Um bom jeito de fortalecer e expandir a sua marca enquanto político é com o uso das hashtags. Elas são formas de categorizar os conteúdos publicados, cada uma é transformada em um hiperlink que irá direcionar as pessoas até o seu conteúdo, como uma espécie de palavra-chave.

Além de utilizar o seu nome utilizado na campanha ou slogan, também é interessante categorizar a partir dos assuntos que você está tratando nas postagens. Suas propostas são um bom exemplo.

Os anúncios pagos também é um ótimo jeito de ampliar a sua comunidade. Se souber fazer da maneira correta, eles podem ser muito eficazes para expandir seu público e conquistar novos eleitores para a sua página!

Como vimos, o Instagram pode trazer muitos benefícios para a sua visibilidade ou fortalecimento da sua campanha. Se você ainda não tem uma conta nessa rede social, comece já a traçar uma estratégia de marketing e amplie sua visibilidade!