Pesquisa de opinião por SMS

Apesar de parecer coisa do passado, o SMS tem mostrado ser uma ferramenta cada vez mais poderosa no relacionamento com o eleitor. Essa eficiência se apoia em dois fatores principais:

  1. Qualquer celular está preparado para receber SMS, mesmo que o eleitor não tenha crédito ou 3G/4G naquele momento;
  2. Diferentemente do WhatsApp (que proíbe propaganda e integrações com ferramentas de envio), o marketing via SMS é regulamentado e autorizado pelas operadoras.

Outra possibilidade incrível do SMS, é coletar as respostas dos eleitores para as suas campanhas. Além de conversar com seu público de forma individual e receber feedbacks, você pode usá-lo para criar pesquisas de opinião rápidas. A maioria das ferramentas de envio de SMS não conseguem coletar essas mensagens, mas o SGP sim.

Como funciona

Imagine que você queira saber a opinião dos seus eleitores sobre a ocupação das escolas feitas por estudantes. Ouvir seu público lhe ajudará a se posicionar melhor sobre esse assunto e traçar estratégias de comunicação.

 

Print de pesquisa de opinião por SMS

 

Após receber a mensagem, seus eleitores podem responder a pesquisa por ali mesmo. O mais legal é que a resposta é gratuita para o eleitor, ou seja, ele consegue participar mesmo se estiver sem créditos no momento.

Montando sua pesquisa de opinião por SMS

Fazer sua própria pesquisa de opinião é bem simples. O primeiro passo é pensar em qual pergunta você quer fazer para os seus eleitores:

Print de pesquisa de opinião por SMS

 

Depois disso, basta selecionar para quem você quer enviar e agendar o horário de disparo.

 

Print de um disparo de SMS

 

Em nosso exemplo, selecionamos todo o banco de dados, mas, em caso de pesquisas específicas, é ideal uma segmentação mais profunda. Uma boa aplicação disso seria uma pesquisa apenas com professores e estudantes do seu banco de dados.

Fazendo a contagem das respostas

As respostas ficam centralizadas junto com as estatísticas da campanha. É possível saber o que cada pessoa respondeu e o horário que ela o fez.

 

Print de pesquisa de opinião por SMS

 

Caso muitas pessoas tenham interagido, você pode baixar as respostas em uma planilha, que permitirá uma melhor contagem desses dados.

 

Print de pesquisa de opinião por SMS

 

A ferramenta que você precisa pra isso

Para colocar essa pesquisa de opinião em prática, você precisa de um software capaz de enviar SMS com eficiência, mostrar as estatísticas do disparo e coletar as respostas dos eleitores. Você encontra todas essas características no SGP, um software feito especialmente para políticos. Peça um teste gratuito aqui.

 

ebook de SMS Marketing

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

Você precisa estar logado para comentar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.