Quem trabalha em gabinete sabe a quantidade de solicitações que vereadores e deputados recebem diariamente. São pedidos de podas de árvores, buracos em vias que precisam ser arrumados ou, até mesmo, uma sugestão de projeto de lei.
Muitas vezes, a maioria desses contatos acaba se perdendo por uma simples falta de organização da equipe. O que é uma pena, já que esse é um momento crucial na fidelização dos eleitores.
1) Centralize todas as solicitações em um sistema web
É comum vermos recepcionistas anotando a solicitação do cidadão em um pedaço de papel. Isso é extremamente negativo, pois muitas vezes o pedido sequer chega na mão do político. Para resolver esse problema, o ideal é usar uma ferramenta como o SGP, que permite a centralização de todos os contatos em um ambiente 100% web e seguro.
2) Acompanhe o andamento de cada solicitação
Outra grande vantagem de registrar as solicitações em um sistema web, é poder acompanhar de perto o andamento de cada pedido.
Tela do andamento de uma solicitação no SGP.
Além disso, a possibilidade de encaminhar a solicitação para o responsável agiliza – e muito! – os processos no gabinete.
3) Informe o que está sendo feito para o cidadão
Pode ser feito tanto por email quanto por telefone ou SMS. Para isso, é importante coletar os dados do cidadão na hora do cadastro da solicitação.
4) Meça e analise os resultados sempre!
Para saber se as solicitações estão sendo atendidas ou não, é importante ficar de olho nos relatórios. Assim, você e sua equipe podem otimizar o atendimento e deixar os cidadãos cada vez mais satisfeitos.