O Marketing Pessoal é formado por uma série de estratégias que tem o objetivo de realçar suas características profissionais e pessoais. Não é apenas o político que precisa estar atento à imagem que transmite. Nos dias atuais, o profissional, independente da área em que atua, precisa saber como se destacar.
Como você promove a sua imagem? Lembre-se que o marketing pessoal é uma construção diária. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a investir em você e na sua imagem no ambiente de trabalho.
O que é Marketing Pessoal?
Como dissemos, o marketing pessoal consiste em uma série de estratégias que visam destacar a sua marca individual. Não se trata de ganhar destaque a qualquer custo, mas sim a auxiliar na construção uma imagem forte, influente e relevante.
Destacar-se não é uma tarefa fácil, especialmente em um mercado de trabalho competitivo. Dessa forma, traçar estratégias que poderão alavancar a sua carreira é muito importante. E lembre-se: esta estratégia não se limita apenas a profissionais autônomos. Fortalecer a sua própria marca enquanto profissional é essencial, independente do seu tipo de contrato. Mas, como?
Esteja sempre em desenvolvimento
Não importa se você é um excelente profissional cheio de especializações. Cair no comodismo e deixar de se atualizar dos conteúdos da sua área é um grande erro. Um bom profissional sempre está em desenvolvimento, estudando e se mantendo atualizado sobre o que o cerca.
Invista em capacitação e cursos que irão agregar em seus valores, pessoais ou profissionais. Lembre-se que conhecimento nunca é demais e, na era da informação, estar antenado sobre a sua área de atuação é o que se espera de bons profissionais.
Faça networking
Uma boa rede de contatos pode fazer a diferença em sua carreira, independentemente de estar ingressando agora no mercado de trabalho ou se deseja ser promovido dentro da empresa na qual já trabalha. Às vezes, ter apenas conhecimentos técnicos não é o suficiente. Por isso, ser conhecido e lembrado na sua área é essencial para conquistar o seu espaço.
Mas, atenção: não seja aquelas pessoas que só lembram dos seus contatos quando precisa usá-los. Dessa forma, pode acabar soando como falso ou interesseiro. É importante criar vínculos com as pessoas que fazem parte da sua rede de networking. Palestras, conferências, cursos e reuniões são ótimas formas de conhecer tente interessante.
Cuide da sua aparência
A forma como você se apresenta é, muitas vezes, a primeira impressão que alguém tem de você. Muito além de se vestir bem, é necessário se portar de acordo para que sua imagem impacte de forma positiva.
Vista-se de acordo com o que a empresa exige. Além disso, seja o profissional que se porte de maneira empática, olhe nos olhos e tenha uma escuta ativa. Pequenas atitudes podem demonstrar cuidado e respeito pelo próximo.
Seja agradável
Por último, ser agradável pode parecer óbvio e talvez até um pouco simples demais. Mas, é uma importante ferramenta que irá auxiliar na qualidade do seu marketing pessoal. Ninguém gosta de trabalhar, ou lidar, com alguém difícil e antipático.
Sendo assim, demonstre empatia, educação e simpatia pelo próximo. Ser um profissional receptivo e solícito pode abrir muitas portas e fazer com que você seja bem-visto não só pelo empregador, mas pela empresa como um todo.
Estas foram algumas das dicas que podem auxiliar você no desenvolvimento do seu marketing pessoal. Você pratica algum outro tópico que não listamos aqui? Comente aí embaixo!