A preparação de qualquer candidato para uma eleição não se inicia durante a campanha política, quando ele busca por aceitação do eleitor a suas propostas. O político precisa construir um caminho seguro para realizar sua campanha muito antes disso. Na chamada pré-campanha eleitoral, a ideia é ganhar mais popularidade e estreitar laços com pessoas influentes, que possam ser capazes de ajudar na campanha.
Às vezes, realizar uma campanha de qualidade não é uma tarefa muito fácil, não é mesmo? Pensando nisso, nesse post, citaremos algumas dicas que ajudarão você a produzir uma ótima pré-campanha. Acompanhe!
O que é e o que não é permitido na pré-campanha eleitoral?
A Lei de número 9.504, de 30 de setembro de 1997, é a responsável por fixar as regras para as eleições no Brasil, chamada de Lei das Eleições. Estão determinadas ao longo do seu artigo 36-A, as regras para uma pré-campanha.
O que pode ser feito?
- Utilizar redes sociais;
- participação no rádio, na televisão e na internet;
- menção a sua pretendida candidatura;
- exaltação de qualidades pessoais.
O que não é permitido?
- Atos que são proibidos em campanhas eleitorais;
- propaganda paga no rádio e na televisão;
- a transmissão ao vivo de prévias partidárias em rádio e televisão;
- pedir ou comprar votos;
- convocação de sistemas de radiodifusão, a fim de difamar partidos.
Como realizar uma pré-campanha eleitoral de sucesso?
1. Analise o desempenho da campanha anterior
Antes de começar uma nova disputa política, é preciso examinar algumas ações que não deram certo na última eleição e ver o que poderia ser melhorado. Leve em consideração elementos como direcionamento da campanha e apoios. Normalmente, basta refletir sobre o insucesso da tentativa anterior, para que uma nova tentativa dê certo.
É preciso pensar na atualidade do discurso que será realizado, em casos onde o candidato foi bem-sucedido na última campanha. Geralmente, a necessidade dos eleitores muda de uma eleição para outra, o que às vezes faz com que um candidato não seja reeleito. Aproveite esse período pré-campanha para avaliar a aceitabilidade de seu discurso.
2. Entenda as demandas do eleitorado
É importante saber que quando o assunto é de interesse público, a intenção do candidato só pode ser boa se suas ideias forem relevantes para a população. Dessa forma, é preciso entender aquilo que seus eleitores querem e que se ofereça algo realmente útil a eles. O período pré-campanha é ideal para fazer isso.
Procure trabalhar com pesquisas de opinião. Elas são muito úteis para que o discurso do candidato durante a campanha tenha repercussão e atinja os eleitores.
Quando se transmite uma ideia que está ligada às necessidades reais do eleitor, a propensão é que ele se interesse por sua candidatura e deseje saber mais sobre o que você pretende e pode fazer. É importante definir sua base eleitoral a partir desse critério e atuar com maior ênfase em cima dela.
3. Fortaleça lideranças locais
Procure aproximar-se de líderes locais e fazer com que essas lideranças ajudem em sua campanha. Assim, você tem um parâmetro interessante de votos e fazer com que sua candidatura cresça de forma confiável e organizada.
Converse com os mais diferentes grupos: sindicatos, ONGs, grupos de jovens, idosos, clubes, projetos culturais, diretórios estudantis, ligas, entre outros. Eles podem ser muito importantes na divulgação de suas propostas e ideias.
4. Entenda seu potencial de liderança
Você é um líder de verdade? Quem o vê dessa maneira? Por que seus liderados o consideram um líder? Onde estão seus liderados? Reflita sobre essas questões e, no caso de respostas afirmativas, realize o mapeamento das pessoas que aceitam sua liderança para conseguir obter um parâmetro inicial de perspectiva de votos.
Por meio delas, você pode aumentar o alcance de sua campanha e conquistar um maior número de eleitores. Lembre-se de que suas ideias são aceitas por elas mesmas, logo elas são seu melhor cabo eleitoral.
Isso ocorre, pois tendem a influenciar pessoas próximas que passarão a transmitir essa visão para muito mais gente, se também começarem a ver você como um candidato interessante. E é aí que você deve levar em consideração o chamado boca a boca.
5. Defina a imagem e a mensagem que a campanha levará ao povo
Pense em cativar as pessoas não somente com propostas interessantes, mas também com uma imagem forte o suficiente para que você seja sempre lembrado em meio aos outros candidatos. Procure trabalhar com profissionais de qualidade em sua equipe, como fotógrafos e animadores capazes de criar desenhos seus.
Além disso, pense em jingles, músicas que fiquem gravadas nas cabeças das pessoas. Não esqueça também do conteúdo. Já entraram para a história da política brasileira ótimos slogans, por sua pertinência e também por oferecerem algum diferencial.
6. Forme a sua coordenação provisória
É importante reunir-se com as principais lideranças locais, de preferência religiosas e comunitárias, e crie uma coordenação de campanha. Essas pessoas serão de suma importância para transmitir suas ideias e ampliar seus votos.
Devido aos fatos de serem lideranças naturais, seu ponto de vista têm muito mais chance de alcançar mais pessoas. Então, aproxime-se delas e traga-as para o seu lado. De fato, elas poderão fazer toda a diferença durante a campanha.
7. Monte o cronograma de sua campanha
Agora que você tem pessoas influentes engajadas em sua campanha, já pode pensar em como poderá transformar esse potencial em realidade. É o momento de traçar uma estratégia juntamente com essas lideranças.
Com o intuito de alavancar sua candidatura nos pontos mais estratégicos, essa equipe de coordenação pode começar a pensar em quais ações serão tomadas durante a campanha.
8. Defina o mote da campanha
Entenda o seguinte: você só será eleito se oferecer uma ideia relevante para os interesses da população. Dessa forma, a pré-campanha eleitoral aparece como momento ideal para pensar na ideia geral que poderá dar rumo à campanha. Esse é o mote. Tente pensar em algo que tenha a ver tanto com sua identidade, com o objetivo de sua candidatura e também com os interesses de seus eleitores.
O mote da campanha será aquele que gerará uma ideia simples, mas forte o suficiente para que qualquer pessoa fique impactada com suas intenções. Um ótimo exemplo é a campanha que levou Barack Obama à presidência dos Estados Unidos: “Yes, We Can!”.
Por fim, o segredo de uma pré-campanha eleitoral bem-feita é a construção de uma plataforma sólida que envolva a população e divulgue suas ideias e possíveis propostas. Com essas dicas ficará muito mais fácil realizar, posteriormente, uma campanha de sucesso.
Com essas dicas de ações de pré-campanha eleitoral, você pode melhorar ainda mais a sua campanha, não é verdade? Então, baixe agora mesmo o e-book “Como se relacionar com o eleitor de maneira eficiente” e continue aprimorando o seu relacionamento com o eleitor!