Já falamos de como você pode conhecer melhor seu eleitor, agora a discussão segue em como manter contato e fidelizá-los.
Hoje temos vários canais por onde o gabinete ou a equipe de campanha podem manter esse relacionamento. Os mais tradicionais como email, SMS e cartas seguem bem para essa campanha, até mesmo pelo baixo custo. Quanto às novas mídias elas seguem ocupando um espaço de destaque e se firmando a cada eleição.
O interessante dessa estratégia é a fidelização de seus eleitores e a aproximação que acaba gerando, melhorando o serviço prestado, no caso de gabinetes e facilitando análises e guiando uma campanha.
Pra quem começa do zero, o marketing de atração é a melhor das opções. Nesse eBook você pode entender melhor essas estratégias. Quem já tem um mandato com um banco de dados tem o caminho encurtado, mas isso não significa menos trabalho. É recomendável que se tenha um sistema que facilite essas ações, fazendo cadastros de pessoas, criando listas, gerando etiquetas, mandando SMS aos eleitores de forma direta e segmentada, tudo isso você encontra no SGP.
Envio de SMS
No Brasil existem aproximadamente 257 milhões de linhas de telefonia móvel. Levando em consideração que todo celular aceita mensagem de texto, isso significa um alcance bem alto. Porém o uso desse serviço deve ser segmentado, uma vez que cada mensagem é específica para cada caso. Por isso a importância de criar e manter um banco de dados próprio, evitando seguir o caminho “mais fácil” de comprar um banco de dados e enviar SMS sem segmentar e nem conhecer o receptor. O SGP oferece o serviço de envio de SMS em short code, que é protocolado pela Anatel e operadoras. Leia mais aqui.
Correspondências
Seja na campanha ou mandato o envio de correspondências pode ser grande aliado, já que é possível criar uma relação mais intimista com seus eleitores. Como toda comunicação, o envio de cartas deve ser segmentado, principalmente com eleitores mais próximos do candidato. Os envios mais comuns são de newsletter do mandato ou da campanha, cartões de aniversário e o convite de eventos.
Considerado um canal direto e mais profundo, o email precisa de atenção para evitar erros e conseguir atingir o objetivo. Diariamente as caixas de email são lotadas de spam e outros email indesejados, então para obter êxito é preciso critério e estratégia. Procure fazer um conteúdo atrativo, interessante como newsletter, com informações sobre o mandato; o feedback de solicitações que acontece quando um eleitor faz alguma solicitação, como o pedido de arrumar um buraco na rua por exemplo; divulgar a agenda pública do candidato e os eventos; email de aniversário ou felicitações. Vale lembrar que em cada modalidade é fundamental a análise do público para segmentar o envio de email.
O SGP (Suíte de Gerenciamento Político) é um software que tem tudo o que seu mandato e/ou campanha precisam, rodando em qualquer dispositivo. Com o sistema você segmenta seus contatos podendo gerar etiquetas de acordo com a impressão, e nós ainda te ajudamos a atrair votos e apoiadores. Peça uma demonstração aqui.