gerenciamento político

Quem trabalha com política sabe que cada minuto é trivial para o bom andamento e planejamento de campanhas e ações públicas. O tempo se tornou uma espécie de artigo de luxo atualmente, e se você chegou até aqui é porque, com certeza, está procurando melhorar os resultados dos seus projetos, certo?

Realmente não é nada fácil encaixar tantas tarefas, compromissos e eventos na agenda, mas a boa notícia é que existem muitas soluções que podem melhorar a eficiência do seu gerenciamento político. Uma boa gestão de tempo está sempre de mãos dadas com uma boa gestão de tarefas e, portanto, organização é fundamental para conseguir desafogar o cronograma e, finalmente, fazer as pazes com o relógio.

A tecnologia pode ser sua aliada nesse grande desafio, ajudando você a manter o foco, automatizando processos, conectando pessoas e gerenciando grupos. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 ferramentas que podem ajudar a gerir melhor, não só a sua rotina de trabalho, mas a de toda a sua equipe. Continue a leitura e confira!

1. Productivity Owl

Se você é do tipo que vive se perdendo em distrações pela internet, como redes sociais, notícias, mensageiros e blogs, o Productivity Owl pode ajudar você. Ele é uma extensão do navegador Google Chrome, que permite montar uma lista com os sites que geralmente prendem sua atenção e não deixam você continuar o seu trabalho.

Após inserida a URL na lista, um alerta é emitido toda vez que o site é acessado durante determinado tempo.

2. Remember the milk

Apesar do nome, essa plataforma/aplicativo pode fazer muito mais por você, que não somente lembrar de “comprar o leite”. O Remember the milk é uma ferramenta para quem tem muitas tarefas ao longo do dia e não quer correr o risco de se esquecer de nenhuma delas.

Nele, você pode dividir os seus compromissos pessoais e profissionais, editar vários deles ao mesmo tempo e priorizar as atividades mais importantes do dia.

3. Asana

Asana é uma ferramenta que centraliza todo o seu gerenciamento político em uma plataforma que organiza times e projetos de uma forma muito intuitiva. É possível integrá-la ao seu e-mail, anexar documentos do Google Drive e Dropbox e, ainda, acompanhar o andamento dos projetos por meio de gráficos e calendário em uma interface totalmente em português.

O Asana oferece, também, diversas funcionalidades para melhorar a produtividade e a organização.

4. Artia

O Artia é um software totalmente online de gerenciamento de projetos, que utiliza medidores de desempenho e gestão de tempo para acompanhar o desenvolvimento de tarefas e pendências de toda a equipe. O usuário também conta com gráficos, relatórios e administração de documentos.

Uma de suas ferramentas mais interessantes é baseada na famosa técnica Pomodoro, que consiste em aumentar o rendimento do trabalho realizando pequenos intervalos.

5. Trello

O Trello é um software que se tornou muito famoso devido a sua apresentação visual didática e intuitiva. A plataforma exibe todo o projeto em um quadro ajustável com as informações que você precisa como data, tarefas, prazos, responsáveis, fluxo de trabalho. entre inúmeras outras.

Isso permite identificar de imediato o que já foi concluído e o que ainda precisa ser feito. É possível também anexar arquivos, imagens, deixar comentários, mencionar usuários em cada tarefa entre outros.

6. Run Run It

O Run Run It é uma ferramenta digital muito parecida com o Trello, porém apresenta alguns recursos adicionais muito úteis, como a contagem do tempo na realização dos trabalhos e a dependência de tarefas.

É uma ótima pedida para quem precisa otimizar o gerenciamento político, pois é muito eficaz para identificar rapidamente o que está sendo feito e o que ainda é preciso para que cada projeto seja iniciado ou concluído.

7. Todoist

O Todoist pode ser considerado um intermediário entre a didática do Trello e os recursos extras do Run Run It. O seu design é mais claro e limpo, sem muitas distrações, e destaca-se pela sua flexibilidade na organização das tarefas.

Com o Todoist você pode “quebrar” cada tarefa em diversas subtarefas ou subprojetos, e ainda contar com notificações e gráficos de produtividade para acompanhar o desenvolvimento de todo o trabalho.

8. Teamwork

Como seu próprio nome revela, o Teamwork (trabalho em equipe) é uma ferramenta totalmente online, especialmente desenvolvida para gerenciar um time de trabalho.

Ela é divida em três partes, o Teamwork Projects, voltado para administração e acompanhamento de projetos, o Teamwork Chat, que permite conversas entre os integrantes do time, e o Teamwork Desk que oferece suporte ao cliente. O software também possibilita a integração com várias plataformas diferentes.

9. Pipefy

A Pipefy é uma ferramenta de produtividade brasileira que vem ganhando grande popularidade no Brasil e no mundo.

Consiste, basicamente, em uma plataforma online customizável para gestão de processos e seu diferencial está na organização de todas as informações por meio de cards e checklists, que prometem substituir os tradicionais formulários e planilhas. A solução digital cumpre seu papel na organização do trabalho e também oferece suporte.

10. SGP

O SGP (Suíte de Gerenciamento Político) é também uma solução brasileira, mas voltada especificamente para candidatos e políticos. Oferece diversas funcionalidades, dentre elas a sua Agenda, que permite que cada membro da equipe construa cronogramas independentes, porém integrados.

A plataforma também dá a oportunidade para todos os participantes sugerirem eventos e ideias que só são inseridas na agenda do político após moderadas e aprovadas. O software conta com vários outros recursos, como CRM Político, SMS, geolocalização e muito mais.

Lembre-se que, antes de tudo isso, uma boa gestão financeira também é fundamental para a saúde e agilidade em qualquer tipo de ação política ou empresarial. Certifique-se de realizar um bom controle de receitas, custos, fluxo de caixa e demais serviços contábeis. Isso não só ajudará você a ganhar tempo, como também facilitará o cumprimento de eventuais obrigações, como a prestação de contas eleitorais.

Por fim, vale ressaltar que, se você está buscando alternativas para otimizar o seu gerenciamento político, o mais importante mesmo não são as técnicas e ferramentas em si, mas o resultado obtido com elas. Somente conversando abertamente com a sua equipe, estudando novas estratégias e fazendo muitos testes, é que você encontrará aquilo que o seu projeto ou campanha realmente precisa.

Gostou das dicas de ferramentas de gerenciamento político? Tem sugestões ou dúvidas? Deixe um comentário abaixo e vamos conversar!

Deixe seu comentário
Comentários desabilitados.