O Twitter tem sido uma das principais mídias sociais utilizadas nas eleições. A falta de conhecimento, ou habilidade, de alguns políticos e candidatos leva a algumas falhas graves durante a campanha eleitoral. Excesso de propaganda pessoal, pouca interação com o público, dados desatualizados, abordagem de apenas um tema e repúdio às críticas são alguns exemplos.
Mas como atuar de forma eficaz no Twitter? Confira algumas dicas abaixo.
1) Identifique seus públicos-chave da campanha
- Idealize suas mensagens para públicos específicos de forma criativa, deixando de lado tweets mais generalistas.
2) Identifique influenciadores
- Descubra, por meio do monitoramento, quem são os apoiadores, detratores e veículos de imprensa;
- Trabalhe com eles de forma diferenciada.
3) Não exagere na autopropaganda
- Conteúdos como “vote em mim no dia 31 de outubro” incomodam bastante os usuários.
4) Gere debates
- Converse sobre seus assuntos de campanha com os seus seguidores;
- Defenda suas ideias para transformar sua região de atuação.
5) Saiba ouvir críticas
- Tenha uma estratégia de relacionamento para saber lidar com cada comentário negativo (no nosso eBook “Eleições e Mídias Sociais” disponibilizamos um modelo pronto de SAC 2.0).
6) Nunca deixe ninguém falando sozinho
- Nada mais chato do que não ter uma dúvida respondida;
- Tente estabelecer um tempo limite de resposta.
7) Monitore continuamente
- Antecipe reações e eventos;
- Preveja cenários
- Evite crises
Caso você tenha alguma dúvida sobre algum dos itens acima, é só enviá-la nos comentários.