whatsapp x sms

Com mais de 100 milhões de usuários no Brasil, o WhatsApp tem despertado o interesse como canal de comunicação com os eleitores. Em um primeiro momento parece uma boa ideia, mas será que o WhatsApp permite essa interação em massa entre político e cidadãos?

Apesar da ferramenta estar fazendo alguns testes com empresas, a resposta ainda é NÃO. Infelizmente, os termos de serviço do WhatsApp são extremamente rígidos no que diz respeito ao marketing digital. Conforme abordamos no artigo “WhatsApp: 3 coisas que podem fazer um político ser banido”, muitos Vereadores e Deputados estão sendo bloqueados da ferramenta. A razão: o envio de mensagens de divulgação em massa (via listas de transmissão ou softwares não autorizados pela plataforma).

Mas e os grupos de WhatsApp?

Populares em todas as esferas, os grupos têm tomado lugar de destaque em nossos celulares. Você mesmo deve fazer parte do grupo da família, do grupo de amigos, do grupo do pessoal da faculdade…

Um grupo no WhatsApp pode ser uma ótima forma de se comunicar com a sua equipe. Ele funciona muito bem na comunicação interna do dia-a-dia, agilizando o contato entre político, assessores e chefe de gabinete.

Vantagens do SMS

Somente a proibição do WhatsApp já deveria te fazer escolher pelo SMS, mas este canal ainda se sai melhor em outros quesitos. O SMS tem regras de divulgação bem definidas, excelente alcance e uma boa taxa de resposta. Ele tem algumas vantagens estratégicas:

  • Caso utilize uma ferramenta como o SGP, o político pode captar a resposta de cada eleitor e vincular ao seu histórico;
  • Métricas de interação mais claras, o que permite a realização de pesquisas de opinião com o eleitorado;
  • A mensagem é entregue mesmo que o eleitor não tenha conexão com a internet;
  • Em ferramentas autorizadas, como o SGP, a taxa de entrega média é de 98%.

Fique atento: Anatel e operadoras possuem diversas regras para entregar suas mensagens. O SGP segue todas e, por isso, tem uma taxa de entrega de até 98%. Para ter sucesso com o envio de SMS, fuja de ferramentas que prometem SMS a poucos centavos (já que elas quebram essas regras). Caso contrário, a maioria das suas mensagens não serão entregues.

SMS x WhatsApp

SMS

whatsapp x sms


WhatsApp

whatsapp x sms


A divulgação de ações em massa é permitida


Você pode ser banido por fazer divulgação em massa


Permite integração com a sua base de eleitores


Acesso fácil por pessoas autorizadas em qualquer lugar, independente do computador ou celular


Fornece métricas de entrega e respostas


Poucas métricas


Permite o envio segmentado via sistema para o seu banco


Muitas vezes o político/assessor acaba enviando a mensagem pelo celular mesmo, via listas de transmissão


Não necessita de conexão com a internet, atendendo até mesmo zonas rurais


Precisa de conexão com a internet


Conclusão

Por permitir o envio em massa, estatísticas claras e amplo acesso, o SMS acaba sendo o vencedor desse duelo. O WhatsApp, apesar de ser bastante utilizado, permite apenas conversas individuais ou grupos, que você pode utilizar para manter o contato com a equipe. Fuja de ferramentas que prometem envio em massa via WhatsApp ou listas de transmissão, já que você poderá sofrer punições da plataforma.

O SMS é uma ferramenta excelente para você divulgar seu trabalho e ouvir a opinião dos eleitores. Construa um banco de dados qualificado e sempre atualizado, para que suas taxas de resposta sejam cada vez melhores.

O SGP pode te ajudar a ter sucesso com o envio de SMS. Além de contar com mais possibilidades de segmentação que outras ferramentas do mercado, o envio é protocolado pela Anatel e operadoras. Visualize o que cada eleitor respondeu, peça opiniões, faça pesquisas e acompanhe o andamento de cada disparo. Peça uma demonstração gratuita.

banner gerenciamento político

Deixe seu comentário
Comentários desabilitados.