Realizar uma campanha de SMS é ter praticamente 100% de alcance. Todos os celulares contam com esse serviço, e é isso que faz com que o SMS seja uma estratégia atraente durante a campanha eleitoral e também no mandato.

Apesar de o WhatsApp ter um grande número de usuários, ainda não é permitido seu uso para envio de mensagens em massa. As ferramentas que estão no mercado, hoje, burlam essa limitação – o que pode acarretar até em multas para o candidato.

Mas voltando ao SMS, pode ser desastroso você enviar mensagens para um banco desatualizado e sem segmentação (como já falamos aqui). Mas se você tiver uma base quente, você pode pensar nas seguintes estratégias:

 

1) Datas comemorativas

Você gosta de ser lembrado no dia do seu aniversário? Receber parabéns por alguma conquista? Provavelmente a resposta é sim, e seus eleitores também. Com seu banco de dados atualizado e segmentado é fácil acertar nesse caso. Envie uma mensagem de parabéns com um texto simples e direto.

 

2) Agradecimento

Outra modalidade muito usada é o agradecimento. Seu eleitor visitou seu gabinete? Agradeça a visita e deseje um retorno. Com a sua vitória nas eleições também vale agradecer o voto.

 

3) Avisos

Aqui temos diversas possibilidades: uma nova proposta que você irá defender, uma visita a algum local, um convite para evento etc. Informe o eleitor dessas pequenas atividades que te dão visibilidade, mas tenha cuidado pra alertar apenas sobre aquilo que o seu público se interessa e evite usar esses avisos muitas vezes seguidas.

 

4) Acompanhamento de pedido

Muitas vezes seu público procura seu gabinete para fazer pedidos: consertar um buraco na rua, asfalto, mais policiamento. Ao fazer esse atendimento, mantenha-o atualizado sobre o processo. Ele vai se sentir importante quando perceber que seu pedido está em andamento, isso torna seu público protagonista.

 

Vale um alerta. Muitos políticos contratam o serviço de “chipeiras”, um equipamento que agrega diversos chips de celulares e faz o envio de SMS e que geralmente custa menos que outros serviços. No entanto esse serviço é ilegal e pode sair muito caro pra quem usa. A alternativa é usar o envio via short code de um provedor legal, você pode entender melhor essa questão aqui.
Gostou das dicas e quer fazer campanhas via SMS com até 98% de entrega? Essa é uma das funcionalidades do SGP, o software para políticos e candidatos mais completo do mercado. Veja uma demonstração aqui.


SMS Marketing para políticos