gestão de gabinete parlamentar

Seja no período de campanha, seja na administração do mandato, a gestão de gabinete parlamentar é uma das atividades mais importantes não apenas para a organização, mas também para a otimização dos processos internos que se relacionam ao dia a dia de um político.

Mais do que lidar com as obrigações naturais da função, não se pode esquecer dos eleitores. Aqui, a palavra-chave é “relacionamento”. Como você já sabe, a interação com os cidadãos é mais do que necessária, até porque essa é a melhor forma de saber quais são as dores da população em geral.

Além disso, se você estiver pensando em reeleição, a prática de ouvir e atender às solicitações do povo será fundamental para atingir esse objetivo. Nesse contexto, existe uma ferramenta que certamente vai contribuir para o manejo de todas essas exigências: um software de CRM.

E foi pensando nisso que preparamos este artigo: para mostrar como um CRM pode ajudar na gestão de gabinete parlamentar. Continue a leitura e confira!

Centralização das informações

A centralização das informações é uma das principais vantagens de adotar um CRM. Imagine ter todas as suas demandas e obrigações em um único lugar, de forma organizada e com a disponibilização dos históricos de conversa. Agora, pense na contribuição que essas possibilidades trariam para a gestão de gabinete parlamentar.

Bem, não é difícil de concluir que a otimização dos processos internos virá como consequência desse benefício. Além disso, diferentemente das planilhas tradicionais, ou seja, aquelas que normalmente são acessadas somente pelo computador, um CRM permitirá o acesso às informações via dispositivos móveis.

Em outras palavras, você terá tudo o que precisa para gerir o seu gabinete na palma da sua mão, ou melhor, no seu smartphone. Quando nos referimos ao “tudo”, estamos dizendo que você poderá armazenar praticamente qualquer dado que julgue relevante para a sua função.

Nesse sentido, é possível cadastrar eleitores (incluindo e-mail e telefone), assessores, profissionais de campanha, equipe de gabinete e organizações, criando listas segmentadas de acordo com cada grupo.

Envio de mensagens por e-mail ou SMS

De extrema relevância para a comunicação com os eleitores, o envio de mensagens por e-mail ou SMS será realizado de uma maneira nunca vista antes. A partir do momento em que os cadastros forem realizados, o CRM levará o seu relacionamento com o público para um novo patamar: o diálogo com os funcionários e com as organizações será beneficiado do mesmo modo.

O interessante é que, dependendo da solução contratada, o envio de e-mails vai contar com o acompanhamento de um consultor especializado. Com isso, as suas informações terão um alcance significativamente superior aos dos seus concorrentes.

Em resumo, esse apoio ajudará a criar listas de segmentação com base em quaisquer filtros de cadastro combinados. Entre eles:

  • profissão;
  • data de nascimento;
  • local de trabalho;
  • bairro;
  • tags (observações específicas);
  • e indicação de voto;

E não para por aí! Você ainda poderá conferir quem recebeu, abriu e/ou clicou nas suas mensagens. Quanto à configuração dos e-mails, o sistema CRM oferece diversos modelos prontos (templates) para criar e disparar os seus informes rapidamente.

Realização de divulgações

Que o marketing é fundamental para a política, não é nenhuma novidade. Porém, imagine o quão melhor ele seria quando integrado à gestão de gabinete parlamentar. Pois então, isso é possível ao utilizar um CRM.

Como? Com o auxílio da funcionalidade que acabamos de citar: o envio segmentado de e-mails e de SMS. Por melhorar a sua comunicação com os eleitores e facilitar a entrega das mensagens, vai otimizar o seu trabalho de divulgação.

Em termos práticos, será possível adaptar as informações a cada tipo de público com o qual você se relaciona. E sabe o que é ainda melhor? O envio dos seus materiais de divulgação poderá ser feito de forma automatizada.

Atendimento à população

Fator-chave para a reeleição, o atendimento à população é um dos principais problemas que envolvem o dia a dia de um político. Na maioria das vezes, as dificuldades são originadas justamente pela má gestão do gabinete parlamentar.

Os motivos podem ser diversos. Um dos mais comuns é a desorganização das solicitações do eleitorado. Isso normalmente acontece quando as anotações são feitas em papel ou em planilhas no Excel, por exemplo.

No entanto, com o CRM você poderá, entre outras coisas:

  • centralizar todos os seus atendimentos;
  • encaminhar os pedidos para a sua equipe ou assessor responsável pelo trabalho;
  • checar o histórico, o andamento e as informações de cada solicitação (recurso disponibilizado por meio de uma “linha do tempo”);
  • e estabelecer prazos para os atendimentos.

Lembrando de que tudo isso estará disposto tanto na web quantos nos dispositivos móveis (tablets e smartphones).

Prestação de serviços

Diretamente relacionado ao bom atendimento à população, a prestação dos seus serviços à sociedade como um todo também tem a ganhar com a implantação de um CRM na gestão de gabinete parlamentar.

Para entender como essa vantagem funciona na prática, pense em quantas solicitações dos cidadãos acabam indo para a “gaveta” por causa de deficiências nos seus processos internos.

Com a ajuda do software, você poderá atendê-las de modo mais efetivo. Assim, é provável que ganhe alguns pontos com os eleitores, pois eles vão considerar que você está prestando bons serviços.

Controle de proposições

Sim, é exatamente isso que você leu. Um CRM também contribui com o controle de proposições, pois permite centralizar os projetos de lei, as moções, os pleitos e todas as outras atividades legislativas. Você poderá:

  • separar as áreas de interesse;
  • anexar arquivos da proposição que bem entender;
  • acompanhar o andamento dos processos em tempo real.

Vale ressaltar que o status das proposições são padronizados como:

  • tramitando;
  • aprovada;
  • rejeitada.

Se você realmente quer fazer uma boa gestão de gabinete parlamentar, tenha em mente que vale a pena investir em tecnologias como os sistemas de CRM. Ao trabalhar para melhorar a eficiência da sua equipe e o relacionamento com os eleitores, você demonstra seu compromisso como político e que merece um voto de confiança nas próximas eleições.

Sendo assim, que tal conhecer mais a fundo todas as funcionalidades dessa solução? Basta entrar em contato conosco agora mesmo para que possamos tirar todas as suas dúvidas!


Deixe seu comentário
Comentários desabilitados.