Muitas pessoas hoje em dia decidem ingressar na carreira política. Alguns têm esse desejo por querer fazer a diferença na região onde moram, outros pela vontade de se tornar um profissional bem-sucedido.

Porém, a grande maioria deles está se sentindo completamente perdida e não sabe nem por onde começar. Mesmo que haja muitas informações disponíveis atualmente na Internet e em outros meios, poucas pessoas sabem o que deve ser feito para ingressar no universo da política.

Não é algo muito simples, mas, com uma mentalidade adequada, a atitude certa e sabedoria, é totalmente possível. Pensando nisso apresentaremos 6 das principais dicas para o ingresso e sucesso na carreira política. Acompanhe!

1. Escolha o cargo

O primeiro ponto que precisa ser definido para iniciar uma carreira política é o cargo que deseja ocupar. Se você almeja ser um vereador, prefeito, deputado, senador ou governador, por exemplo, é preciso fazer uma pesquisa e compreender quais são as atividades e obrigações de cada cargo, assim como os procedimentos e pré-requisitos para ser eleito em cada um deles.

Para quem não tem experiência nenhuma na área, é necessário manter o foco nos contextos mais locais, verificando quais as atividades que podem ser exercidas no bairro ou cidade em que você mora, por exemplo. Em alguns casos, buscar contextos menores pode ser uma boa opção, como a vaga de síndico do prédio ou a presidência de um clube do bairro.

2. Defina seus objetivos

Decidir que você quer de fato se tornar um político é o primeiro grande passo para iniciar sua trajetória. Porém, é uma decisão muito séria, que deve ter um fundamento forte e bastante sólido. Não é suficiente querer entrar no ramo por acreditar que seja uma profissão cheia de glamour.

A realidade é que se deve ter um perfil muito bem traçado e saber exatamente quais objetivos e metas quer alcançar com sua candidatura. Ou seja, é necessário mesmo começar do zero e ter um planejamento bem definido, com propósitos específicos bem delineados.

Depois que você definir a qual cargo deseja pertencer, é o momento de analisar quais questões serão seu foco na campanha e, obviamente, quais serão as soluções propostas.

Vamos supor que seu desejo seja se tornar um vereador. Este é responsável por ouvir as reivindicações do povo e criar leis que estejam de acordo com os seus anseios, a fim de melhorar a qualidade de vida deles. Assim, é preciso que você saiba quais são as reivindicações mais comuns da população de sua região e de que maneira você pode agir para beneficiar seus interesses.

É interessante realizar uma pesquisa com algumas pessoas para compreender melhor as necessidades mais urgentes e relevantes. Em seguida, trace algumas propostas que poderiam favorecer a comunidade.

3. Crie um tom de voz

Outro ponto essencial a ser analisado é o tom de voz a ser utilizado durante sua campanha ou no possível mandato: o tipo de personalidade a ser adotado; as impressões a serem causadas em seu público etc. Por exemplo: sua meta é revelar a imagem de um político experiente ou prefere passar uma imagem de um jovem com muita energia para fazer a diferença?

Você deve decidir se vai usar uma linguagem mais formal e séria, que passe mais autoridade, ou se acha melhor aplicar suas fichas em um discurso mais informal e próximo dos eleitores. Como pretende ser seu estilo de roupa? Estilo executivo ou irá optar por algo mais descontraído? Tudo isso é muito importante para que você mantenha uma imagem coerente ao longo de seu trabalho.

4. Procure trabalhos voluntários

Quando conseguir sua carteira de habilitação, esta é uma ótima dica. É bem provável que algo esteja acontecendo em algum lugar de sua comunidade — então vá atrás! Vá a encontros comunitários, procure a pessoa responsável e pergunte como você pode ajudar.

De maneira geral, é necessário um tempo de 5 a 10 meses para trabalhos voluntários sérios que antecedem a época da eleição.

Há obviamente a grande campanha presidencial a cada quatro anos, mas existem também campanhas estaduais menores que precisarão muito de ajuda. Caso você chegue ao momento ideal, certamente fez ligações políticas e bateu de porta em porta. Esse não é um trabalho nada glamoroso, mas é necessário começar por algum lugar.

5. Curse uma faculdade

Não somente este passo é primordial para o sucesso político imediato, mas também levará o candidato a várias organizações e pessoas que provavelmente você não conheceria. É mais indicado buscar uma área dentro das ciências políticas, comunicações, direito ou estatística, de acordo com os seus objetivos finais.

O futuro candidato poderá se candidatar ao governo estudantil e passar a fazer parte das políticas do campus. Durante o período da faculdade, envolva-se também nas eleições locais e municipais. Quanto mais pessoas você conhecer, mais fácil será fazer conexões que ajudarão mais tarde durante suas campanhas eleitorais.

6. Incremente o seu currículo de outras formas

Você pode incrementar seu currículo se envolvendo com organizações sem fins lucrativos e o exército. Muitos dos presidentes que já foram eleitos tiveram algum envolvimento com o serviço militar e todos se envolveram com algumas instituições de caridade.

Se você estiver usando o seu tempo no estudo para se tornar um oficial ou pensando em entrar como um membro alistado, as experiências adquiridas, habilidades de liderança e disciplina poderão construir um excelente currículo futuramente.

Porém, há muito mais no serviço militar do que aspirações políticas e, devido a isso, esteja totalmente ciente dos riscos e das responsabilidades antes de tomar a decisão final.

Outra opção a se considerar é prestar serviços para uma organização comunitária sem fins lucrativos em sua cidade ou região. Estar voltado para programas de caridade incrementará seu currículo como político, pois demonstra preocupação em ajudar àqueles que precisam.

Em síntese, essas dicas são essenciais para quem quer iniciar uma carreira política de sucesso. Com elas você estará preparado para dar início a sua candidatura! Lembrando que é muito importante uma boa preparação e muito conhecimento para ter uma campanha eleitoral de sucesso e ser um bom político.

Você curtiu nosso post sobre como iniciar a carreira política? Então continue com sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Como ser político? O que você precisa saber para se tornar um! ” para saber mais sobre o assunto!

Deixe seu comentário
Comentários desabilitados.